Globo é alvo de família que cobra direitos por trilha sonora do futebol

Globo
Globo é alvo de família por causa da trilha sonora do futebol (Imagem: Reprodução / Globo)

A Globo está envolvida em uma ação judicial movida pelos filhos do maestro José Hareton Salvanini, morto em 2006. Em 2019, os herdeiros do artista entraram com um processo na 2ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro contra a emissora por causa da trilha sonora do futebol.

Eles cobram uma indenização pelo uso da trilha sonora das vinhetas e chamadas da atração, usadas nas transmissões do Campeonato Brasileiro por pelo menos 10 anos. O advogado Daniel Tatsuo Monteiro, representante da família do maestro, pede o reconhecimento da paternidade das obras, o direito de sincronização e uma indenização por uso sem os devidos pagamentos.

“Era uma trilha musical que era usada nas chamadas, abertura e também no anúncio de patrocinadores dos jogos de futebol do Campeonato Brasileiro da emissora”, afirma. As informações são do jornalista Flávio Ricco, do portal R7.

O advogado argumenta que Salvanini esteve na Globo como funcionário no início dos anos 1980 e compôs dezenas de trilhas sonoras para uso do canal. Uma delas se tornou a principal na abertura dos jogos e chamadas do futebol.

Segundo o relatado, a trilha saiu do ar anos depois e, após a morte do autor, voltou com um novo arranjo. A atitude da Globo fez os filhos de Salvanini buscarem provas para comprovar que o pai era o autor. Eles encontraram uma fita cassete e descobriram a veracidade da informação, mas a trilha estava registrada no nome de Aluisio Didier, colega de trabalho do pai e funcionário da Globo.

No final de 2016, Didier celebrou um contrato com os filhos de José Salvanini em que reconheceu que o pai deles era o verdadeiro autor das trilhas. A emissora, no entanto, alterou a trilha sonora e parou de utilizá-la abruptamente. Ela preparou uma nova com base na composição original.

Após a ação sobre os direitos da trilha sonora, o canal da família Marinho alterou a trilha para uma nova composição e abandonou qualquer referência da sonora feita por Salvanini.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›