Globo é processada por autora por suposto plágio em novela das 21h

Globo

Cauã Reymond e Alinne Moraes nas gravações de Um Lugar ao Sol; Globo é envolvida em processo de plágio (Imagem: Reprodução / Globo)

Uma escritora de novelas iniciou um processo contra a Globo e a autora Lícia Manzo sob acusação de plágio pela história de Um Lugar ao Sol. Débora Palombo da Costa foi à Justiça com uma ação de reconhecimento de direitos autorais e ainda o pagamento de indenização.

Segundo a jornalista Fábia Oliveira, o imbróglio começou quando Débora notou que a história de Lícia era a mesma feita por ela em 2016. Com o título de Falso Amor, a web-novela teve sua estreia há seis anos, e se encerrou em 2017. O registro da obra ocorreu em 2020.

Na petição inicial, algumas coincidência entre as novelas foram expostas, como a relação de Renato (Cauã Reymond) e Elenice (Ana Beatriz Nogueira), com Henrique e Cristina, da produção de Débora.

Outra coincidência foi a tatuagem similar de Renato e Henrique: uma águia nas costas para o galã de ULAS e uma fênix para o protagonista de Falso Amor.

A terceira questão levantada por Palombo foi que Lícia Manzo estava próxima de ser dispensada pela Globo, mas tudo mudou quando apresentou a história de Um Lugar ao Sol. Em audiência, a novela foi um fracasso retumbante.

Escritora quer milhões da Globo

Com o sentimento de injustiça, Débora pediu uma declaração oficial de ocorrência de plágio, com o intuito de impedir a utilização de Um Lugar ao Sol pela Globo ou por Lícia, bem como um pedido de indenização no valor de R$ 5 milhões por danos matérias, e mais R$ 5 milhões por danos morais e lucros cessantes.

O juiz não atendeu o pedido de tutela provisória. O caso ainda não foi julgado e não foi descartado a possibilidade de elaboração de provas periciais para a solução da briga.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].