Globo encomenda sinopse das 18h para Gilberto Braga

Gilberto Braga
Gilberto Braga recebe encomenda da Globo; autor deve desenvolver novela das 18h (Imagem: Alex Carvalho / Globo)

Longe das novelas desde o término de “Babilônia”, em agosto de 2015, Gilberto Braga pode voltar aos roteiros às 18h. Segundo informações da jornalista Patrícia Kogut, a Globo está convidando autores tarimbados, como Gilberto, para apresentarem sinopses para a faixa. A emissora planeja contemplar projetos curtos, retomando a ideia, já antiga, de exibir produtos de menor duração neste horário.

Foi às 18h que Gilberto Braga consolidou-se como novelista. Após anos como roteirista do “Caso Especial” (1971) e uma trama das 19h em parceria com Lauro César Muniz, “Corrida do Ouro” (1974), Giba foi encarregado da adaptação de “Helena” (1975), obra de Machado de Assis. O folhetim, de apenas 20 capítulos, inaugurou a faixa, onde Braga também escreveu “Senhora” (1975), “Escrava Isaura” (1976), “Dona Xepa” (1977) e “Força de um Desejo” (1999), com Alcides Nogueira.

Aos 73 anos, restabelecido de problemas de saúde – como um AVC e uma cirurgia cardíaca –, Gilberto engrossa a lista de veteranos fora do ar na Globo. Outros três também marcaram presença às 18h: Benedito Ruy Barbosa, de “Cabocla” (1979) e “Sinhá Moça” (1986), regravadas na década passada; Manoel Carlos, de “A Sucessora” (1978) e “História de Amor” (1995); e Walther Negrão, de “Fera Radical” (1988) e “Flor do Caribe” (2013).

Destes, apenas Benedito – em parceria com Edmara Barbosa e Bruno Luperi, filha e neto – possui sinopse para às 18h: “O Arroz de Palma”, baseada na obra de Francisco Azevedo. Cabe lembrar que o horário conta, até o momento, com “Éramos Seis”, atualização de Ângela Chaves para a versão de Rubens Ewald Filho e Silvio de Abreu do romance de Maria José Dupré; “Nos Tempos do Imperador”, de Alessandro Marson e Thereza Falcão; e um novo texto de Alcides Nogueira.

CONTINUE LENDO →
Duh Secco

Duh Secco é  “telemaníaco” desde criancinha. Em 2014, criou o blog “Vivo no Viva”, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com