Globo evita exibir declarações de Jair Bolsonaro em vídeo

Jornal Nacional
Globo tem evitado exibir vídeos de Bolsonaro, após deixar de ir as coletivas (Imagens: Reprodução / Globo)

Quem tem assistido o Jornal Nacional e todos os demais telejornais da Globo nos últimos dias, tem percebido a ausência da exibição da imagem de Jair Bolsonaro. As declarações do presidente tem sido exibidas em artes e narradas pelos âncoras e repórteres para substituir os vídeos nos quais ele aparece.

De acordo com o Notícias da TV, o motivo pelos quais a emissora tomou essa atitude seriam ameaças por parte de apoiadores do chefe de estado, que prefere se dirigir apenas para os seus eleitores e alguns veículos específicos.

Bolsonaro costuma fazer o seu discurso nas dependências do cercadinho do Palácio da Alvorada, em Brasília. Até maio do ano passado, os jornalistas globais davam plantão no local a espera do pronunciamento do político. Porém, a postura agressiva do líder do Executivo fez muitos profissionais de diversos veículos não comparecerem a coletiva.

Para cobrir os assuntos referentes a presidência, as equipes tem que desdobrar entre os vídeos que são compartilhados nas redes sociais e naqueles membros da mídia que ainda vão ao encontro de Bolsonaro.

Na semana de 11 a 16 de janeiro, por exemplo, a Globo exibiu reportagens no JN sem a imagem do presidente, e repetiu a estratégia de utilizar uma arte com aspas da fala com narração em off em três ocasiões diferentes. Enquanto isso, declarações do ministro da Saúde, Eduardo Pazuelo e o vice-presidente Hamilton Mourão foram exibidas normalmente nas reportagens.

Um dos episódios mais marcantes aconteceu no último dia 06, quando William Bonner foi parar entre os assuntos mais comentados do Twitter, após “imitar” a forma como a qual Bolsonaro fala ao ler uma declaração.

Ao NTV, a Globo explicou que “não deixa de registrar vídeos do presidente, desde que sejam públicos, como lives. Mas não pode divulgar imagens que pertencem a sites de terceiros. Quando o fez, inadvertidamente, foi notificada para não fazê-lo”.

Já o Palácio da Alvorada negou haver qualquer tipo de “veto à TV Globo nas coberturas de imprensa no Palácio do Planalto”. 

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›