A Globo exibiu, neste sábado (27), o filme 2 Filhos de Francisco: A História de Zezé Di Camargo & Luciano, que marcou gerações. Porém, nas redes sociais, muitos telespectadores fizeram questão de lembrar os polêmicos posicionamentos do cantor feitos recentemente.
VEJA ESSA
O nome do cantor até foi parar entre os assuntos mais comentados do Twitter. Alguns usuários da rede social observaram uma contradição entre uma cena do longa-metragem e o posicionamento do sertanejo com relação à Ditadura militar no Brasil.
Num dos momentos da trama, Zezé Di Camargo e Emival – que viria a morrer pouco tempo depois – foram expulsos de uma rádio, após sofrer censura por parte do apresentador do programa. O motivo? Francisco pediu para os garotos cantarem uma música que chamava o governo das forças armadas da época de tirano.
“Terra linda de grandes riquezas / Viva à natureza da nossa nação / Que vive hoje em dia numa grande confusão / Cadê a esperança de um povo, que trabalha noite e dia / Cadê as suas festanças e a sua alegria / Viva às Forças Armadas e a sua tirania”, afirmava um trecho da canção.
No filme, o apresentador da rádio reagiu: “Daqui a pouco vai tomo mundo preso. A censura baixa aqui e acaba com o meu programa. O presidente do Brasil é um militar, você não sabia, não? Você tá ficando doido?”.
Recentemente, porém, Zezé disparou contra os críticos da Ditadura. “Eu vou falar um absurdo aqui para você, vão me criticar, jornalistas vão falar de mim, achar que sou um maluco. Você sabe que o momento em que a gente vive hoje no Brasil, o Brasil lutou muito pela democracia, mas eu fico com pena de como os nossos políticos usaram aquela liberdade que nós conquistamos, que era sair do militarismo”, comentou ele.
“Muito gente confunde militarismo com Ditadura, todo mundo fala ‘nós vivíamos numa ditadura’. Nós não vivíamos numa ditadura, nós vivíamos num militarismo vigiado. Ditadura é a Venezuela, Cuba com Fidel Castro, Hungria, Coreia do Norte, China, esses são realmente ditadores. O Brasil nunca chegou a ser uma ditadura daqueles que ou você está a favor ou você está morto”, completou, em 2017.
Confira a repercussão:
segundo o Zezé di Camargo @zcloficial, ditadura nunca existiu no Brasil, se não existiu, então eles mentiram no filme onde eles saem com o pai fugindo de uma rádio por conta da ditadura?
— yuri (@iamsquawk) June 27, 2020
Acho muito engraçado que Zezé de Camargo retrata no seu filme que escapa de perseguição na Ditadura mas fica falando por aí que não houve Ditadura.
Primeira vez que vejo o artista desmentir a própria biografia feita por ele mesmo.
— Saulo Fergad (@SFergad) June 27, 2020
Engraçado foi Zezé de Camargo ter saído fugido de uma rádio com o irmão e o pai, por que uma música que o pai fez sobre o Governo desafiava a ditadura, ter colocado isso no filme e mesmo assim, na cara de pau, aparecer dizendo ditadura não existiu.
— Malik ?? ?️??????? (@Malik214038) June 27, 2020
Zezé de Camargo nem parece aquele cara que sofreu tanto no filme. Perdeu a essência total.Cada vez que abri a boca é pra caga,ele fala que não houve ditadura,quando no próprio filme dele desmente isso.?#SabadoDetremuraSDV pic.twitter.com/fpZcCxPJgZ
— D@nny Carmo (Danielly) ?⚪⚫ ?? (@dannysthilld) June 27, 2020
“A questão envolvendo o político foi analisada pelo cantor Zezé di Camargo…”
Grande analista político, o mesmo que já afirmou não ter existido ditadura militar no Brasil, e sim um “militarismo vigiado”. pic.twitter.com/kWbSZUS7dy
— Arturo Fantini (Fique em casa) ??? (@barrgui19) May 26, 2020
Zezé di Camargo tem razão. Nunca houve ditadura nenhuma.
As pessoas se torturaram sozinhas e sumiam sozinhas, provavelmente pra serem mochileiras.Mimimi. https://t.co/c8DTy9ibfd
— Gadoaldo de Oliveira ???️? (@srgadoaldo) June 27, 2020
segundo o Zezé di Camargo @zcloficial, ditadura nunca existiu no Brasil, se não existiu, então eles mentiram no filme onde eles saem com o pai fugindo de uma rádio por conta da ditadura?
— yuri (@iamsquawk) June 27, 2020
Alguns choram assistindo o filme de Zezé di Camargo e Luciano.
Eu choro mais quando “Zezé de Camargo” fala que não houve ditadura, quando no próprio filme dele desmente isso.
— Saulo Fergad (@SFergad) June 27, 2020
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.