A Globo bateu o martelo para promover o retorno da transmissão do Oscar à sua programação após quatro anos. Um filme em questão impulsionou a decisão do Plim Plim.
A decisão da emissora foi influenciada pelo sucesso do filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, que concorre em três categorias na premiação, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz, com Fernanda Torres. A informação foi do colunista Flávio Ricco.
A 97ª edição do Oscar será realizada no dia 2 de março de 2025, um domingo de Carnaval, e será exibida pela Globo a partir das 21h (horário de Brasília). O evento acontece no Dolby Theatre, em Los Angeles, Califórnia, e prestigia as melhores produções cinematográficas do ano.
Nos últimos anos, a Globo havia priorizado os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, deixando de exibir a premiação. No entanto, o impacto da conquista de Fernanda Torres no Globo de Ouro e a grande expectativa em torno da presença brasileira na cerimônia levaram a emissora a firmar um acordo para retomar a transmissão.
Qual era o problema da Globo com o Oscar?
A grande indecisão do canal aberta em relação à cerimônia envolvia o Carnaval era o fato de que o Oscar realizado em 2 de março, pleno domingo da folia e primeiro dia de desfiles do grupo especial das escolas de samba do Rio de Janeiro.
Para a publicação, uma fonte ressaltou: “A Globo quis manter a janela de streaming, mas a Warner (dona da TNT) viu que o Globoplay estava com mais audiência e fez um acordo regional para o continente inteiro, visando também a janela de streaming”.
“Eu não vejo o Amauri Soares, que é quem coordena essa janela de programação da Globo, muito entusiasmado em fazer uma meganegociação para comprar os direitos do Oscar. Mas não é um produto absolutamente caro. Deve estar sendo negociado abaixo de US$ 500 mil (o equivalente a quase R$ 3 milhões), então pode ser que tenha alguma reviravolta ainda”, disse ainda.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]