Globo firma parceria para lançamento de dispositivo de computação espacial

Jogadores virtuais do “Central da Copa” foram gerados a partir de novo dispositivo tecnológico da Globo (Imagem: Reprodução / Globo)

Você já ouviu falar em “computação espacial”? Pois a Globo não só ouviu falar, como já firmou parceria com a Magic Leap, startup americana, para pesquisa e desenvolvimento no contexto do lançamento do Magic Leap One Creator Edition, nos Estados Unidos.

O chamado device inova ao inserir, de forma suave e realística, elementos virtuais no mundo real. A parceria garante ao grupo de mídia acesso a informações técnicas e apoio à pesquisa de novos formatos de conteúdo.

A emissora já fez uma experiência com tal tecnologia na última temporada do “Central da Copa”. Através de uma versão de testes do Magic Leap One Creator Edition, Tiago Leifert interagiu com jogadores virtuais e ursos dançarinos no estúdio, facilitando a explicação das jogadas e trazendo um visual divertido para o programa.

O processo vai além de elementos da realidade virtual e aumentada: através da computação espacial, os sensores instalados no dispositivo mapeiam o ambiente do usuário e geram sobre ele uma camada de objetos virtuais, permitindo interações mais sofisticadas que as alcançadas até hoje com as tecnologias de VR e AR.

Ter acesso às tecnologias mais inovadoras disponíveis sempre foi fundamental para que o Grupo Globo cumprisse sua missão de produzir e distribuir conteúdo de qualidade. As Realidades Imersivas, que incluem a computação espacial, são uma nova fronteira da indústria de mídia e é natural que nossos esforços de pesquisa e desenvolvimento se voltem para esse campo”, afirma Raymundo Barros, diretor de Tecnologia da Globo.

Saiba Mais:

Globo reforça grade de sábado com reality de UFC; saiba tudo sobre “Contender”

Elenco comenta nova temporada do “Popstar”; confira galeria

Duh Secco
Escrito por

Duh Secco

Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.