A Globo não faturou nenhuma estatueta do Emmy de Jornalismo na premiação da última terça-feira (28). Vencedora em 17 ocasiões, o canal brasileiro ficou de mãos vazias nas duas categorias internacionais que disputou com emissoras do Reino Unido, do Qatar e da Rússia.
VEJA ESSA
Em Notícias, o Jornal Nacional concorreu em razão de suas matérias sobre a pandemia no Brasil. A Globo perdeu para a Sky News, que também falou sobre a pandemia, mas com foco na Itália e em como o país europeu influenciou na propagação da doença no início da crise sanitária.
Em Atualidade, uma reportagem conjunta do Fantástico com o Profissão Repórter sobre o dia a dia dos médicos de um hospital público no auge da pandemia do coronavírus. A emissora da família Marinho foi superada pela TV, do Reino Unido, com uma série especial sobre hemofilia.
William Bonner se defendeu dos haters em um desabafo sobre a indicação do Jornal Nacional ao prêmio máximo do jornalismo mundia. O jornalista comentou sobre o fato da atração concorrer por causa da sua cobertura da pandemia do coronavírus:
“Indicações ao prêmio mais importante do telejornalismo internacional são sempre motivo justo de orgulho e, claro, temos celebrado todas elas nos últimos 20 anos. Mas esta indicação em particular é também um alento para todos que, mesmo sob ataque intenso de representantes do obscurantismo, têm se dedicado a levar informação correta aos brasileiros para que se protejam da pandemia e das fake news”.
Confira os indicados e os vencedores do Emmy de Jornalismo:
Notícias
A Warning From Italy – Sky News (Reino Unido)
Beirute Blast – Al Jazeera English (Qatar)
Jornal Nacional: Covid-19 no Brasil – Globo (Brasil)
Nagorno-Karabakh War: Bloodshed and Path to Ceasefire – RT (Russia)
Atualidades
The Baby Stealers – BBC Africa Eye (Quênia)
The Hunt for Gaddafi’s Billions – VPRO Television (Holanda)
Exposure: In Cold Blood – ITV (Reino Unido)
Covid-19: A Rotina de Médicos de um Hospital Público na Pandemia – Globo (Brasil)
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].