O Jornal Nacional desta sexta-feira (3) contou com mais um “bate-papo” entre Renata Vasconcellos, William Bonner e o público. Os apresentadores do telejornal mais assistido do país alertaram o telespectador sobre uma mudança implantada pela Globo nas redações de Jornalismo e nas matérias de seus noticiários gravadas na rua: todos os profissionais passarão a fazer uso de máscaras.
VEJA ESSA
A medida atende à recomendação do Ministério da Saúde, a cargo de Luiz Henrique Mandetta, visando a contenção da pandemia de coronavírus. “Desde meados da semana passada, o Ministério da Saúde brasileiro mudou de posição sobre o uso de máscaras. Antes, o Ministério dizia que elas não eram necessárias. Mas, agora, passou a aconselhar que pessoas que necessitem sair de casa […] que usem máscaras“, destacou o âncora.
Bonner lembrou que Mandetta, em coletiva recente, orientou cinegrafistas a usarem máscaras. Renata salientou que a Globo segue todas as recomendações das autoridades de saúde; mantém, por exemplo, o distanciamento social na redação, com uma mesa ocupada e outra vazia. Tanto ela, quanto o colega de bancada citaram a higiene do ambiente de trabalho, feitas pelos próprios.
“Nós também começamos a usar máscaras aqui. Tanto no trabalho interno, na redação, quanto nas ruas, no trabalho externo. […] Você vai ver repórteres da Globo nas ruas, usando máscaras. Eles só não vão usar enquanto estiverem aparecendo diante das câmeras, na imagem das reportagens“, avisou o jornalista, destacando que os profissionais de fora do vídeo devem seguir com máscaras e que as passagens serão feitas longe de aglomerações.
“Eu sei que essa explicação é muito estranha; a gente para o Jornal Nacional para falar do nosso trabalho…“, confidenciou William Bonner. “Mas é necessária, é importante“, ressaltou Renata Vasconcellos.
Mais tarde, Renata Lo Prete também comentou as novas normas da Globo com relação ao uso de máscaras no Jornal da Globo. O assunto dominou também o Instagram de Marcelo Cosme, comandante do Em Pauta, da GloboNews, e apresentador eventual do Jornal Hoje.
O público já pode notar o uso da ferramenta de proteção na redação do JN, durante as transições de blocos. Os que estavam em atividade durante o noticiário faziam uso de máscaras – como é possível constatar na imagem que ilustra esta matéria.
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.