Globo investe em podcasts originais e anuncia parceria com produtores independentes

Renata Lo Prete no AudioDay Globo 2021; plataforma lança série de podcasts em parceria (Imagem: Reprodução / Globoplay)

A Globo anunciou na última quinta-feira (21), que vai investir pesado no mercado de podcasts. Os programas jornalísticos em versão de áudio passarão a ser disponibilizados também no Globoplay, com os temas de entretenimento, economia, astrologia e aviação.

As novidades foram apresentadas no AudioDay Globo 2021 que contou com a participação de executivos da empresa, mercado publicitário, profissionais do mercado independente ligados à produção e distribuição de podcasts e talentos que integram o catálogo de áudio da Globo.

A emissora também se aliou a produtores de independentes para expandir o catálogo e aumentar a exposição dos novos parceiros. Para isso, o canal fechou com a B9, uma das maiores produtoras de conteúdo de áudio brasileiras, para trazer os podcasts Mamilos e Braincast, que passam a ser promovidos e comercializados com exclusividade pela Globo.

O investimento tem uma razão especial, o crescimento do mercado de podcasts que chegará a uma receita de quase US$ 1 bilhão só neste ano, no ramo publicitário apenas nos Estados Unidos. 

Os podcasts complementam as ofertas que a Globo faz em várias outras plataformas. Queremos estar sempre junto ao consumidor, no contexto em que ele vive, em seu cotidiano, sua jornada e, nesse cenário, o áudio é fundamental. E para isso convidamos também marcas, anunciantes e agências a criar e explorar com a gente esse mundo que estamos colocando no ar hoje”, afirmou Jorge Nóbrega, presidente executivo da Globo.

Os novos podcasts da Globo irão tratar de assuntos dos mais variados. O BBB21 também será assunto entre esses podcasts. O BBB Tá On estreou nesta quinta-feira (21), com apresentação de Jeska Grecco e Samir Duarte, dos podcasts Imagina Juntas e Um Milkshake Chamado Wanda. Os apresentadores também irão entrevistar os líderes e os eliminados da semana.

A repórter Sonia Bridi vai comandar um programa sobre armamentismo no Brasil. Já Ivan Mizankuk, famoso na chamada podosfera pelo seu trabalho no Projetos Humanos, vai levar o seu podcast para o universo Globo, que em seu quinto ano vai trata dos Emasculados de Altamira.

O catálogo ainda vai contar com o Pega Essa Ref, sobre cultura pop, comandado por Kaique Brito. Lito Sousa vai falar sobre aviação, Amanda Dias, a respeito de economia, Isabel Mueller e Titi Vidal comandarão o Astrológicas, e um time de seis podcasters gamers vão falar sobre o mundo do eSports.

Veja mais ›