Globo mostra herói paraguaio como vilão em Nos Tempos do Imperador e causa revolta

Nos Tempos do Imperador
Em Nos Tempos do Imperador, Solano López rasga mapa da América do Sul e desafia poder do Brasil (Imagem: Divulgação / Globo)

Uma chamada de Nos Tempos de Imperador causou bastante revolta no Paraguai, onde a trama será exibida pela Globo Internacional. Tudo porque o marechal Francisco Solano López (Roberto Birindelli), ex-presidente do país e líder das Forças Armadas durante a Guerra do Paraguai, teria sido retratado na história como um vilão.

Em uma breve cena exibida em um dos materiais de divulgação, o ex-chefe supremo do país vizinho se encontra com Dom Pedro ll (Selton Mello) e diz uma frase desafiadora: “Um dia todo o Brasil irá se curvar perante Solano López”. Em seguida, o político rasga um mapa da América do Sul com uma espada.

Um jornal do país repercutiu a revolta da população contra a novela da Globo e entrevistou uma historiadora, Noelia Quintana, que afirmou que o canal quer manchar a imagem de López na simbólica data de 150 anos de sua morte – o líder controverso morreu em 1º de março de 1870 aos 42 anos de idade.

“A emissora lança esse tipo de novela que tem um grande impacto. Através desta novela, eles trarão uma justificativa baseada em mentiras. Eles tratam López como um tirano, querem deixá-lo como o vilão”, acusou.

O presidente da Colônia Paraguaia em Campo Grande, Albino Romero, também se mostrou indignado com as cenas da novela e afirmou que os personagens são muito fantasiosos.

“Estamos chocados, não aceitamos usar um herói do Paraguai assim, como vilão. Imagina, cortar o mapa da América do Sul, um absurdo. Somos países irmãos, ainda mais nós aqui de Mato Grosso do Sul. Acho que a Globo está errando, está fora do tempo”, disse.

O site brasileiro Campo Grande News repercutiu a polêmica e conversou com a professora de história da Ana Paula Squinelo, da UFMS. A profissional confidenciou que não entendeu tamanha polêmica, já que, quando uma guerra se encerra, só restam as memórias dos militares, que podem descrever os acontecimentos de acordo com suas próprias perspectivas.

Squinelo, no entanto, ponderou que a Guerra do Paraguai é um dos momentos históricos que mais sofreram manipulações no Brasil. “Essas construções em torno da figura de Solano López têm a ver com os contextos históricos, políticos, culturais, ideológicos desses países, em diferentes momentos históricos”, observou.

O site lembrou que as cenas retratam o período da década anterior à guerra, em 1854, e por isso ainda não foi mostrado como os confrontos serão retratados e se eles serão importantes para a narrativa da história.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Daniel RibeiroDaniel Ribeiro
Daniel Ribeiro cobre televisão desde 2010. No RD1, ao longo de três passagens, já foi repórter e colunista. Especializado em fotografia, retorna ao site para assinar uma coluna que virou referência enquanto esteve à frente, a Curto-Circuito. Pode ser encontrado no Twitter através do @danielmiede ou no [email protected].