Globo ou SBT: quem vai transmitir mais jogos da Copa do Mundo de 2026

A Copa do Mundo de 2026 promete ser histórica — e não apenas dentro dos gramados. Fora deles, a disputa também será intensa entre as emissoras Globo e SBT, que dividirão os direitos de transmissão do torneio realizado nos Estados Unidos, México e Canadá.

Copa do Mundo na Globo e no SBT (Imagem: Reprodução - Globo - SBT / Montagem - RD1)
Copa do Mundo na Globo e no SBT (Imagem: Reprodução – Globo – SBT / Montagem – RD1)

Com o contrato oficialmente assinado nesta sexta-feira (31), o SBT confirmou a aquisição dos direitos de exibição em parceria com a NSports, enquanto a Globo também garantiu um pacote maior de jogos. Mas afinal, quem vai transmitir mais partidas do Mundial?

Globo leva vantagem, SBT aposta em nomes de peso

De acordo com o contrato firmado com a FIFA, a Globo exibirá 52 jogos da Copa do Mundo de 2026, incluindo 20 partidas exclusivas em TV aberta. Já o SBT, que se une à NSports em um modelo de sublicenciamento feito via Livemode, transmitirá 32 partidas — todas também disponíveis na plataforma esportiva parceira.

Isso significa que, em números brutos, a Globo transmitirá mais partidas que o SBT. No entanto, o acordo do canal de Silvio Santos não é apenas uma aposta em quantidade, e sim em diferenciação. O SBT promete um pacote inovador, com transmissões compartilhadas, formatos multiplataforma e uma equipe de peso, que inclui os dois maiores nomes da narração esportiva brasileira: Galvão Bueno e Tiago Leifert.

Galvão Bueno e Tiago Leifert: o trunfo do SBT

O diferencial do SBT está na estratégia de trazer Galvão Bueno de volta ao microfone — e, desta vez, fora da Globo. O narrador, que participou de 13 Copas consecutivas (de 1974 a 2022), será a voz oficial dos jogos da Seleção Brasileira e de outras partidas de destaque na grade do canal.

“É uma emoção que se renova a cada Copa. São mais de cinco décadas contando as histórias que fazem o coração do torcedor bater mais forte. Estar novamente com a Seleção e agora com o SBT é um privilégio e uma responsabilidade”, declarou Galvão.

Ao lado dele estará Tiago Leifert, que já é o principal nome esportivo do SBT. Leifert narrará partidas importantes e comandará programas especiais relacionados à Copa, reforçando o novo momento da emissora.

“Estamos focados em entregar uma cobertura moderna e envolvente. O SBT tem um DNA popular e emocional, e é isso que vamos levar para o público — futebol com paixão, leveza e qualidade”, afirmou o apresentador.

Como será a cobertura do SBT

O SBT transmitirá 32 jogos, incluindo todas as partidas do Brasil, independentemente da fase. As transmissões serão feitas em conjunto com a NSports, em um modelo simulcast — ou seja, o mesmo conteúdo será exibido simultaneamente na TV aberta e nos canais lineares de assinatura.

Tiago Leifert estará no SBT (Imagem: Divulgação / SBT)
Tiago Leifert estará no SBT (Imagem: Divulgação / SBT)

O contrato prevê ainda a presença de programas especiais, estúdios temáticos e reforço no time de comentaristas e repórteres, que serão anunciados ao longo de 2025. Segundo fontes da emissora, o objetivo é criar uma experiência multiplataforma, com conteúdo exclusivo para redes sociais e streaming.

A presidente do SBT, Daniela Abravanel Beyruti, celebrou a assinatura:

“Ter a Copa no SBT em 2026 é um sonho. Vamos entregar emoção, entretenimento e uma cobertura que será próxima do público, com o nosso jeito. Estamos prontos para disputar a audiência com qualquer emissora.”

A maior Copa de todos os tempos

A Copa do Mundo de 2026 será a maior da história, com 48 seleções, 104 jogos e três países-sede — Estados Unidos, México e Canadá. Todos os jogos estarão disponíveis também na internet, através da CazéTV, o projeto esportivo de Casimiro Miguel com a LiveMode, que detém os direitos digitais do torneio.

A Globo, por sua vez, continuará sendo a emissora com o maior volume de jogos, mantendo o domínio em TV aberta, enquanto o SBT aposta em carisma, tradição e nomes consagrados para reconquistar o público esportivo e ampliar seu alcance nacional.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]