Globo planeja remake de clássico da Manchete e já conta com título

Pantanal

Cristiana Oliveira deu vida à icônica Juma Marruá em Pantanal (Imagem: Reprodução / Manchete)

A “nova” Globo, pelo visto, não tem problemas em reverenciar clássicos da dramaturgia que marcaram época em outros endereços.

Além de Éramos Seis (TV Tupi e SBT), que substitui Órfãos da Terra em outubro, e Os Ossos do Barão (Globo e SBT), como adiantou esta coluna, a emissora planeja um remake de um dos maiores clássicos da teledramaturgia de todos os tempos.

Está nos planos da Globo uma releitura de Pantanal (1990) um dos, senão o maior, sucessos da extinta TV Manchete na seara dramatúrgica. Os direitos sobre a obra estão no radar do plim plim desde 2006, em negociações que rolam com o criador da mesma, Benedito Ruy Barbosa.

Inicialmente, a ideia era revisitar esse grande clássico na faixa das 18h, numa espécie de trilogia, repetindo os bons índices de Cabocla (2004) e Sinhá Moça (2006). Todavia, Benedito e Globo foram surpreendidos pela decisão de Silvio Santos de colocar o original no ar, adquirido junto à massa falida da Manchete, em 2008.

Na ocasião, a trama estrelada por Cristiana Oliveira e grande elenco ajudou o SBT a bater a Record e tirar, mais uma vez, o sono da Globo. A brincadeira, porém, saiu cara. Em 2016, a Terceira Turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) determinou que Silvio Santos indenizasse Benedito Ruy Barbosa, por danos morais e profissionais, em cerca de R$ 100 milhões.

Na Globo, a nova versão de Pantanal recebeu o título provisório de Amor Pantaneiro. A ideia é contar com o veterano dramaturgo supervisionando o texto. Parte do elenco do folhetim original também deve ser homenageada. Não há, porém, qualquer previsão de produção ou estreia.

Mais Pantanal

O autor Yves Dumont, que escreveu Estrela de Fogo (1998), Louca Paixão (1999) e Tiro e Queda (1999), na Record, e Maria Esperança (2007), no SBT, dispõe de um folhetim ambientado também na região do Pantanal. O projeto, inclusive, chegou a ser oferecido a algumas emissoras, mas não saiu do papel.

Dormiu no ponto

Você sabia, caro leitor, que Pantanal, antes de desembarcar na TV Manchete, quase foi exibida na Globo? Em 1984, o mesmo Benedito Ruy Barbosa ofereceu ao plim plim à sinopse do folhetim, que ficou engavetada sob a alegação de requerer altos custos. Depois da negativa, o autor ainda emplacou outros três projetos na casa, De Quina Pra Lua (1985), Sinhá Moça (1986) e Vida Nova (1988), até partir para os braços dos Bloch. Benedito voltou à Globo três anos depois, com Renascer (1993).

Fila das 19h

Verão 90 vai seguindo sua vidinha na Globo até julho, quando dará lugar a Bom Sucesso, de Rosane Svartman e Paulo Halm. Na sequência, Daniel Ortiz ocupa a faixa com Salve-se Quem Puder (chamada inicialmente de Pura Adrenalina e Adrenalina), cuja estreia se dará em janeiro de 2020. Para depois, disputam a vaga Maria Helena Nascimento (Rock Story), Claudia Souto (Pega Pega) e Suzana Pires, sim, a atriz/escritora que foi coautora de Sol Nascente ao lado de Walther Negrão e Júlio Fischer.

Novidades

O Tosco Talent, mistura de Pânico e É Tudo Improviso, deve pintar na grade da Band entre junho e julho. Além da faixa das 22h aos domingos, a direção do canal trabalha com outras possibilidades para o humorístico: segunda e sábado. Há o temor de bater de frente com o Encrenca.

Alerta

Fofocalizando

Mamma Bruschetta, Leão Lobo, Leo Dias, Lívia Andrade e Décio Piccinini, o time do Fofocalizando (Imagem: Divulgação / SBT)

É bom a turma do Fofocalizando colocar as barbas de molho. Desde que a troca de direção foi efetivada, com Caco Rodrigues substituindo Márcio Esquilo, coincidentemente, a Record aumentou a vantagem sobre o vespertino de 1,5/2 pontos para 3 na Grande São Paulo. Como Mamma Bruschetta, Leão Lobo, Leo Dias, Lívia Andrade e Décio Piccinini devem saber, paciência é algo que não pertence ao mundo de Silvio Santos.

Salvadores da pátria 

A Record virou dependente de dois programas, que, incrivelmente, ainda conseguem colocá-la pau a pau na disputa pela vice-liderança com o SBT nas médias dia e 24 horas: o Balanço Geral SP e o Cidade Alerta. O primeiro, que tira o sono da Globo há tempos, tem alavancado a reprise de Bela, a Feia; já o segundo tem segurado o público para A Terra Prometida, de segunda a sexta, e o Jornal da Record Especial, aos sábados.

João Paulo Dell Santo
Escrito por

João Paulo Dell Santo

João Paulo Dell Santo consome TV e a leva a sério desde que se entende por gente. Em 2009 transformou esse prazer em ofício e o exerceu em alguns sites. No RD1, já foi colunista, editor-chefe, diretor de redação e desde 2015 voltou a chefiar a equipe. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @jpdellsanto ou pelo email [email protected].