A reta final do Campeonato Brasileiro de 2025 promete ser histórica e a Globo pode ficar de fora de ummomento decisivo. Flamengo e Palmeiras disputam ponto a ponto a liderança da competição, mas, de acordo com a tabela, a rede carioca pode não transmitir nenhum dos jogos que definirão o título.

Isso ocorre porque, na 38ª e última rodada, marcada para 7 de dezembro, os confrontos dos líderes serão divididos entre outras plataformas: a Record e a CazéTV exibem Ceará x Palmeiras, enquanto o Prime Video transmite Mirassol x Flamengo.
Com todos os jogos da rodada acontecendo às 16h (horário de Brasília), a Globo pode simplesmente não ter a opção de escolher para a TV aberta o duelo que pode consagrar o campeão, caso Flamengo e Palmeiras ainda estejam brigando pelo título.
O cenário é possível graças à nova divisão dos direitos de transmissão do Brasileirão. A Globo ainda detém a maioria dos jogos, cerca de 80% por rodada, por meio de seus canais (TV aberta, SporTV e Premiere), conforme o novo acordo com a Liga Forte União (LFU).
Para a Globo, esse risco representa um golpe simbólico: deixar de transmitir ao vivo, em canal aberto, o momento mais emocionante da competição.
Final do Brasileirão na CazéTV e Record

Por outro lado, a CazéTV, canal esportivo no YouTube nascido da parceria entre Casimiro Miguel e a LiveMode, e o Prime Video podem se fortalecer com a transmissão decisiva. A CazéTV já exibe um jogo por rodada em seu canal e compartilha um confronto com a Record nas rodadas, segundo o contrato com a LFU.
Se a taça for decidida na última rodada, e a Globo realmente não transmitir o confronto, será a consolidação do novo modelo de distribuição de direitos esportivos no Brasil.
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
