O caso de racismo nos bastidores da novela Nos Tempos do Imperador, exibida pela Globo em 2021, segue gerando uma enorme repercussão na emissora. Agora, o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro comprovou através de novos documentos que a empresa teria sido conivente.
VEJA ESSA
Segundo informações do repórter Gabriel Vaquer, do site Notícias da TV, a emissora provavelmente irá responder a uma ação civil pública sobre o assunto. Atualmente, eles estão encerrando a fase de apuração e análise das provas que foram colhidas.
O jornalista teve acesso a algumas informações sobre pontos que já foram concluídos na investigação. Nesses documentos constam depoimentos de uma testemunha que atuou no folhetim, mas foram mais de dez funcionários ouvidos pela Justiça.
Vinicius Coimbra, diretor artístico da novela, foi acusado diretamente pela discriminação dos artistas. Por isso, ele deverá responder junto com a empresa após ter sido demitido no começo de 2022, quando o caso acabou vazando na imprensa.
Ministério Público segue investigando os crimes de racismo e injúria racial nos bastidores de novela da Globo
Os ataques teriam sido cometidos principalmente contra as atrizes Roberta Rodrigues, Cinnara Leal e Dani Ornellas. Uma colega de elenco confirmou em depoimento que os profissionais negros estavam sendo tratados de forma diferente.
As atrizes em questão teriam sido avisadas que deveriam se arrumar em um local separado das protagonistas brancas da trama. Inclusive, também teriam recebido orientações para não conversar com as mesmas, já que poderiam atrapalhar o cronograma de gravações.
A artista do depoimento ainda confirma que a Globo esperou o caso vazar para tomar alguma atitude. Outros nomes do elenco já haviam feito denúncias contra Vinicius Coimbra, mas não tiveram respostas.
Apaixonado por Televisão, Cinema e especialista em Novelas, desde 2009 trabalha com a internet. Escreve também sobre Audiências da TV. Já passou por grandes veículos de comunicação e teve experiência no rádio. Atualmente estuda para continuar crescendo na área e pode ser acompanhado através do perfil @henriquethe2 no Twitter.