A Globo dá início a “um novo tempo” na próxima terça-feira (1°). A emissora informou, através de comunicado oficial emitido hoje (27), várias mudanças definidas após a chegada de Ricardo Waddington à direção de Entretenimento, antes ocupada por Carlos Henrique Schroeder. A principal delas envolve a troca do diretor de Dramaturgia: sai Silvio de Abreu, entre José Luiz Villamarim. Outras alterações, como a extinção do departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico (DAA), estão em curso.
VEJA ESSA
Enquanto “chefão” do Entretenimento, Waddington terá os Gêneros Variedades e Dramaturgia sob seu guarda-chuva. Boninho e Mariano Boni seguem à frente do primeiro; Villamarim assume o segundo, passando a atuar também junto a Globo Filmes. Silvio, que deixa a empresa em março, ao final de seu contrato, vai prestar o necessário apoio à transição.
“Os diretores de gênero têm a responsabilidade pela gestão executiva e pela visão de longo prazo do portfólio de cada um dos gêneros, cuidando de toda a cadeia de produção, da conceituação artística ao desenvolvimento e execução dos projetos, atuando como integradores entre criação e produção”, explica o comunicado.
As áreas de Criação de Conteúdo e de Gestão de Talentos Artísticos, antes integradas à diretoria de Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico, vão atuar separadas. A Criação de Conteúdo ficará a cargo de Edna Palatnik; a Gestão de Talentos Artísticos será conduzida por Adelia Croce. Responsável pelo agora extinto DAA, Monica Albuquerque deixa a Globo no fim de ano, após conduzir a mudança.
A Criação de Conteúdo ficará “responsável por fomentar a criação de conteúdo, atuando como um centro de inteligência, realizando estudos de conteúdo e apontando tendências, fazendo a gestão do portfólio de conteúdos e liderando a mesa de criação, onde os novos conteúdos são apresentados para as áreas de produtos”. “É responsável também pela gestão das equipes de autores, roteiristas e produtores de conteúdo”, relata a nota oficial do canal.
Já a Gestão de Talentos Artísticos cuidará “do casting (escalação) e pela gestão de elenco, incluindo a pesquisa, captação, apoio aos diretores artísticos e autores na escalação, desenvolvimento e acompanhamento do elenco, bem como em seu processo de avaliação. Além disso, apoia a negociação de contratos de elenco e criadores e dá suporte aos Gêneros e à área de Criação de Conteúdo, no processo de pesquisa, captação e avaliação de criadores”.
A nova estrutura do Entretenimento da Globo contemplará ainda a Gestão de Produção Artística, com Bernardo Portugal à frente das “equipes de caracterização, figurino, cenografia, arte, produção musical, iluminação, captação de imagem e finalização”. A Execução de Produção, com Gleiber Morato, envolverá o “planejamento técnico da produção e da execução, manutenção, acervo e montagem e desmontagem de cenários, cidades cenográficas e figurinos”. A Inteligência e Gestão de Performance, a cargo de Fabiana Moreno, terá de garantir “uma visão integrada e estratégica do planejamento e da performance, através de análises e insights”.
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.