A Série B do Brasileirão 2025 começa nesta sexta-feira (4) e promete marcar uma nova era nas transmissões do futebol brasileiro. Isso acontecerá depois de uma “não” da Globo.
Pela primeira vez desde 1997, a competição não será exibida nas plataformas do Grupo Globo, após a emissora não conseguir chegar a um acordo financeiro com os clubes.
Este cenário faz com que a transmissão da Série B tenha uma configuração inédita, com os direitos divididos entre cinco diferentes plataformas, incluindo alternativas gratuitas.
A divisão dos direitos de transmissão ficou assim definida:
- TV aberta: RedeTV! – 2 jogos por rodada
- TV fechada: ESPN
- Streaming:
Disney+ – 10 jogos por rodada
Desimpedidos – 2 jogos por rodada
Kwai – 1 jogo por rodada
Grande novidade para a Série B sem a Globo
A principal novidade desta temporada é a presença do Disney+, que transmitirá todos os jogos da Série B para seus assinantes, sem qualquer custo adicional.
Ao mesmo tempo, plataformas como RedeTV!, Kwai e Desimpedidos se destacam por oferecerem jogos de forma gratuita, permitindo que o público acompanhe a competição sem precisar pagar por uma assinatura de TV ou streaming.
Os clubes envolvidos na negociação tinham grandes expectativas, com a previsão de arrecadar cerca de R$ 200 milhões com os contratos firmados.
A ausência da Globo marca o fim de uma parceria histórica de quase 30 anos. Desde 1997, a emissora carioca era responsável pela transmissão da Série B, mas não conseguiu apresentar uma proposta que fosse considerada financeiramente viável para 2025.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]