Globo resgata atores que trocaram a emissora pelo streaming

Globo
Gabriel Leone, após passagem pela Amazon, retorna à Globo; emissora otimiza relação com ex-contratados (Imagem: Estevam Avellar / Globo)

Motivada pelo fim de contratos longos ou simplesmente por ambições artísticas, a saída de atores da Globo para o streaming movimentou os bastidores e o mercado da TV nos últimos meses. Com o passar do tempo, entretanto, foi se naturalizando este novo modelo de parceria que é comum em produções de outros países, como os Estados Unidos.

Um Lugar ao Sol, próxima novela das nove, terá no elenco nomes que tiveram destaques em produções recentes da Netflix e da Amazon, como Maria Flor, de 3% (Netflix, 2018), Gabriel Leone, protagonista de Dom (Amazon, 2021) – que estreia em junho –, e Danilo Grangheia, do elenco de Irmandade (Netflix, 2019). A atriz Indira Nascimento, do filme Cidade Pássaro (Netflix, 2020), também foi confirmada na trama de Lícia Manzo.

O relacionamento “aberto” de outros atores conhecidos pelo grande público também chama atenção, como é o caso Silvio Guindane, que, após o fim de 3%, participou de Segunda Chamada (2020) e Falas Negras (2020), na Globo, e voltou a ser confirmado em outra produção da Netflix, a segunda temporada de Bom Dia Verônica.

Isabella Santoni também está no elenco de Dom (2021) e teve o seu nome escalado para a novela Além da Ilusão, às 18h – esta participação, entretanto, não pode ser confirmada por conta da pandemia. Alessandra Negrini, estrela de Cidade Invisível (Netflix, 2021), também poderá ser vista pelo público do “plim plim” através da série Fim, adaptação do livro homônimo de Fernanda Torres, que tem estreia prevista para este ano.

Para 2022

A presença de atores portugueses já é esperada no elenco de Travessia (título provisório), próxima novela de Glória Perez na Globo, que deverá ter cenas gravadas na terrinha. A autora, contudo, se recusa a comentar sobre a escalação de atores. A data para o início dos trabalhos, as possíveis gravações no exterior e a própria confirmação do elenco dependerá da pandemia.

Repercussão

Ato falho, o momento em que a Renata Vasconcellos chamou Jair Bolsonaro de ex-presidente na última quarta-feira (19) foi celebrado por famosos e anônimos. Apresentadora do GNT, Rita Lobo preparou uma receita tradicionalmente feita no início do ano para homenagear a colega. “O Bolo-Rei costuma ser servido em 6 de janeiro, mas hoje foi preparado para homenagear a rainha Renata Vasconcellos. Que profecias saborosas”, ironizou a chefe de cozinha, no Twitter.

Remarcação

O projeto de resgate das novelas clássicas através do Globoplay previa a disponibilização de Pai Herói (1979) em junho. Mas o folhetim de Janete Clair ficou para depois… O mesmo se deu com Vereda Tropical (1984). Cotada para março, a comédia de Carlos Lombardi e Silvio de Abreu acabou adiada – e segue sem data. Ainda para este ano, a plataforma cogita Roque Santeiro (1985) em julho, Cama de Gato (2009) em outubro e a primeira versão de Pecado Capital (1975) em novembro.

Duh Secco e Daniel RibeiroDuh Secco e Daniel Ribeiro
A coluna Curto-Circuito é assinada por Duh Secco e Daniel Ribeiro, editor-assistente e repórter especial do RD1, respectivamente, e reúne, de terça a sábado, logo cedinho, o que é e vai virar notícia nas próximas horas envolvendo os movimentados bastidores da TV.
Veja mais ›