Globo respira aliviada com Terra Nostra após fim de História de Amor

Na primeira exibição sozinha na faixa da Edição Especial, entre 14h45 e 15h30, Terra Nostra mostrou força e manteve os índices de História de Amor.

Terra Nosta
Terra Nostra está sendo exibida na Globo (Imagem: Divulgação / Globo)

Nesta segunda-feira (15), a trama estrelada por Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio registrou 12 pontos de média na Grande São Paulo, garantindo tranquilidade para a Globo.

Romance, imigração e drama histórico

A novela é ambientada no fim do século XIX e retrata com profundidade a imigração italiana no Brasil, destacando sua influência na formação social e cultural do país.

A narrativa acompanha Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda), dois jovens que se conhecem durante a travessia de navio da Itália até Santos.

Uma epidemia de peste separa os destinos dos protagonistas, iniciando uma saga de reencontros, desencontros, dramas familiares e choque cultural entre europeus e brasileiros.

Enquanto Giuliana é acolhida por Francesco Maglianno (Raul Cortez), imigrante bem-sucedido, Matteo vai trabalhar na fazenda do coronel Gumercindo Aranha (Antonio Fagundes), poderoso representante da elite cafeeira da época.

Estratégia da Globo para a reprise

A emissora definiu uma estratégia diferenciada para esta reapresentação: a história será enxugada, com cortes em trechos considerados lentos da versão original. A medida visa dar mais dinamismo à trama e evitar a chamada “barriga” — período de marasmo que afetou a exibição de 1999.

Na época, Terra Nostra estreou com mais de 50 pontos de audiência, mas perdeu ritmo e encerrou abaixo dos 44 pontos.

Terra Nostra
Terra Nostra conta a história de Giuliana e Matteo (Imagem: Divulgação / Globo)

Previsão de capítulos

De acordo com informações de Gabriel Vaquer, do portal Folha de S.Paulo, a reprise será condensada em pouco mais de 150 capítulos, número considerado ideal para manter o ritmo e preservar a fidelidade do público. A previsão é que o folhetim permaneça no ar até o primeiro trimestre de 2026.

 

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]