Globo revê contratos com confederações esportivas após paralisação

Globo

Globo suspende acordos com confederações esportivas (Imagem: Divulgação / Globo)

A Globo revelou que suspendeu o contrato de parceria com a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) e que os pagamentos do acordo firmado não serão feitos a partir deste mês. Além disso, a emissora carioca anunciou uma reavaliação de todos os seus contratos com entidades esportivas.

De acordo com o site Notícias da TV, o motivo pela mudança foi o impacto da pandemia nos eventos. Entre os mais prejudicados pela decisão da Globo estão entidades esportivas cujas competições ainda não contam com uma data para o retorno.

Em nota, a CBDA disse que a o aviso foi feito em cima da hora e afetou o seu caixa. “O aviso da suspensão do pagamento na véspera da data prevista em contrato afetou diretamente o fluxo de caixa da CBDA previsto para o fim de abril. Em razão das famílias dos funcionários dependerem desta verba, que possui caráter alimentar, estamos seguros de que, pelo menos este mês, será honrado pelo Grupo Globo“, declarou.

Em março, a confederação recebeu R$ 264 mil pela parceria. Diretor jurídico da entidade, Marcelo Jucá afirmou que irá à Justiça para receber o valor referente ao mês de abril. “Estamos trabalhando arduamente em medida judicial para compelir o Grupo Globo a retomar o pagamento do contrato de direitos de transmissão. A forma que ocorreu foi leviana, levando em consideração que a informação veio na véspera do pagamento“, acusou em sua rede social.

Confira a nota da Globo na íntegra:

“Com os adiamentos e cancelamentos de competições esportivas causados pela pandemia de coronavírus, a Globo, assim como diversas outras empresas em todo o mundo, precisou reavaliar o pagamento de futuros vencimentos de todos os seus contratos, em especial com entidades esportivas cujas competições ainda não têm data para voltar a acontecer.

Assim, informamos à CBDA que, infelizmente, suspendemos os pagamentos das parcelas do termo de parceria enquanto perdurar a incerteza quanto aos impactos da pandemia na plena ou efetiva continuidade dos eventos.

Cada caso está sendo tratado segundo suas especificidades. Tendo em vista nossa histórica relação de respeito e apoio ao esporte brasileiro, avaliaremos o melhor caminho para todos quando os calendários forem novamente definidos.”

Confira a nota da CBDA na íntegra:

“A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos recebeu, na última quarta-feira (29), um comunicado do Grupo Globo informando a suspensão dos pagamentos do contrato de Termos de Parceria entre a empresa de comunicação e a CBDA.

Diante dos fatos e da reconhecida crise financeira enfrentada pela Confederação, o aviso da suspensão do pagamento na véspera da data prevista em contrato afetou diretamente o fluxo de caixa da CBDA previsto para o fim de abril.

Por termos sido avisados na véspera da data de pagamento e em razão das famílias dos funcionários dependerem desta verba, que possui caráter alimentar, estamos seguros de que, pelo menos este mês, será honrado pelo Grupo Globo. Desde o aviso do Grupo Globo, a diretoria da CBDA está em tratativas para que a situação seja revertida e que as partes sigam a parceria das últimas décadas.”

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.