A Globo enfrenta um novo revés e corre o risco de perder a transmissão de todos os jogos da Copa do Nordeste 2025.
No último sábado (4), os jogos da primeira rodada da fase preliminar não foram exibidos no Premiere devido a questões contratuais entre a CBF e a Trinta Sports, produtora responsável pela exibição do torneio.
A emissora aguarda uma solução para o impasse, visando retomar as transmissões a partir da fase de grupos, que começa ainda em janeiro.
Nota oficial da Globo
Em nota, a Globo expressou sua surpresa e preocupação com a situação:
“A Globo foi surpreendida no final de dezembro com a informação de que problemas na relação entre CBF e Trinta Sports impedirão a transmissão da Copa do Nordeste no Premiere amanhã (sábado), já que adquiriu da Trinta Sports a capacidade de exibição do torneio na forma de sublicenciamento de direitos que a empresa garantiu ter com a CBF.
A Globo lamenta que existam dificuldades para o cumprimento de contratos assinados e reforça a expectativa de que todos os envolvidos busquem as soluções necessárias para viabilizar a transmissão nacional dos jogos de competição regional querida pelos torcedores e fãs de futebol em todo o país.”
Transmissão anunciada recentemente
No dia 16 de dezembro, a Globo havia anunciado a compra dos direitos de transmissão da Copa do Nordeste 2025 em uma negociação direta com o Nosso Futebol.
A promessa era de exibir todos os jogos do torneio, desde a fase preliminar até a grande final em setembro. Agora, a emissora enfrenta a frustração de não cumprir essa promessa.
Este é o terceiro grande revés enfrentado pela Globo em relação a direitos de transmissão nos últimos meses. Em junho de 2024, a emissora anunciou que não poderia mais transmitir o Festival de Parintins, mesmo após promover a aquisição do evento com destaque no Jornal Nacional.
Em outubro, durante o Upfront 2025, a Globo fez alarde sobre a volta da Fórmula 1 à sua grade, mas foi forçada a recuar quando a Band se recusou a ceder os direitos da temporada.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]