A Globo decidiu responder um pedido feito pelo Ministério da Justiça sobre a classificação indicativa do humorístico Família Paraíso, que estreou no mês passado. Conforme informei nesta coluna do RD1, há alguns dias, a produção foi alvo da atitude do órgão do goveno Bolsonaro.
VEJA ESSA
O MJ havia solicitado que a emissora alterasse a classificação para maiores de 12 anos. A empresa, porém, emitiu um texto em que explicou os motivos pelos quais a produção de Leandro Hassum deve ser reconhecida como apropriada para todas as idades.
Segundo a Globo, o semanal é “um programa eminentemente humorístico, que realiza sátiras com situações cotidianas envolvendo pessoas de culturas diferentes, sempre com o bom senso necessário que se espera de qualquer produção audiovisual”.
O comentário foi feito para rebater a posição do Ministério da Justiça, que identificou conteúdos de incompatíveis com a autoclassificação atribuída à obra, como drogas lícitas, linguagem imprópria e violência.
“O programa leva humor, leveza e diversão ao público, através de personagens bastante caricatos, cujas atitudes e confusões, são retratadas unicamente com a intenção de entreter e fazer o público rir”, ressaltou a emissora carioca em texto enviado ao órgão.
A empresa também salientou que há apenas um grau de incidência baixo nas tendências dos conteúdos citados pelo MJ. Porém, pediu para que a pasta reconsidere, ao menos, a classificação para 10 anos.
A Globo também comentou que está sempre preocupada em produzir conteúdo dirigido ao público a que destina cada uma de suas obras e que “conta diariamente com um trabalho criterioso de produção e edição do programa em questão, para que apresente conteúdo leve e divertido”.
Órgão toma decisão
Em resposta à atitude do canal, o Ministério da Justiça declarou que vai ignorar o posicionamento feito pela empresa e manterá a classificação inicial atribuída à obra (maiores de 12 anos) por apresentar conteúdo de droga lícita, linguagem imprópria e violência.
Dia do Brasil
Hoje é dia dos brasileiros ficarem ligadinhos na TV para acompanhar o jogo de estreia da seleção na Copa do Mundo 2022. Na Globo, Galvão Bueno comanda a transmissão a partir das 15h30. O SporTV começa os trabalhos às 15h, com o narrador Milton Leite. Já no Globoplay, Tiago Leifert comandará a narração.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]