Em resposta ao RD1, a Comunicação da Globo emitiu posição oficial acerca da notificação recomendatória do Ministério Público do Trabalho (MPT), que questiona a pouca presença de atores negros em “Segundo Sol”, próxima novela das 21h, ambientada na Bahia – estado com maior percentual de população negra no Brasil, segundo o IBGE.
“Recebemos na data de hoje [sexta-feira, 11 de maio] a Nota Recomendatória do Ministério Público do Trabalho, mas reafirmamos que a Globo respeita a diversidade e repudia qualquer tipo de preconceito e discriminação, inclusive o racial”, afirma a Comunicação.
A ação do MPT se deu por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade). O órgão público recomendou adequações de roteiro e produção, assegurando, desta forma, a participação de atores e atrizes negros e negras, representando a diversidade étnico-racial da sociedade brasileira.
Caso a Globo não tome as devidas providências no prazo de dez dias, o MPT poderá convocar a empresa a prestar esclarecimentos em audiência para posteriormente adotar medidas cabíveis. Do elenco de “Segundo Sol” divulgado até o momento, apenas sete atores e atrizes são negros e negras: Cláudia di Moura, Danilo Ferreira, Drayson Menezzes, Fabrício Boliveira, Ícaro Zulu, João Acaiabe e Roberta Rodrigues.
Saiba Mais:
Irmão de Sheron Menezzes, Drayson Menezzes estreia na TV em “Segundo Sol”
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.