Globo se reúne com a Ferj e tenta voltar a transmitir o Campeonato Carioca

Globo
Globo discute nova proposta para voltar a ter direito pelo Carioca (Imagem: Divulgação / Flamengo)

A Globo não transmitiu o Campeonato Carioca 2021, mas está com pretensões de ter novamente os direitos para a próxima edição. O Grupo Globo até fez uma proposta que envolve os direitos de transmissão no pay-per-view para valer até 2024.

Segundo informações do UOL Esporte, nesta segunda-feira (20), uma reunião com os clubes da Série A do estadual e a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) discutiram o assunto.

A publicação deixou claro que a ideia da Globo não envolve a TV aberta, pelo menos não em um primeiro momento. Atualmente, há um contrato para 2022 com a Record. A princípio, a emissora terá exclusividade no PPV, caso haja acordo. Sendo assim, não haveria mais a modalidade de venda pelas TVs dos próprios clubes, como aconteceu em 2021.

No último ano, para a TV fechada, foi criado um sistema pay-per-view especial, chamado de “Cariocão TV”, onde os torcedores poderiam contratar, via internet, um pacote fechado com todos os clubes ou apenas jogos de seu time.

Por 60% do valor líquido oriundo dos direitos de transmissão do Carioca 2021, os quatro clubes grandes do Rio de Janeiro – Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco – combinaram de dividir igualmente a quantia. Já os clubes pequenos, ficaram com 40% da fatia estabelecida, o que dá menos de R$ 100 mil para cada.

Em 2021, o Flamengo foi quem mais faturou com isso: algo na casa dos R$ 14 milhões. Os demais clubes, porém, não gostaram do desempenho comercial da competição, como um todo.

O UOL ainda afirmou que o valor da primeira proposta da Globo aos clubes do Rio não agradou os dirigentes. Eles pedem para que exista algo mais parecido com o que o canal tem conversado com os clubes de São Paulo. Entretanto, no Paulista a emissora também quer manter os direitos para TV aberta.

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›