Globo se revolta após Conmebol privilegiar o SBT na final da Libertadores

Globo
Globo bate o pé com a Conmebol por causa da final da Libertadores (Imagem: Reprodução / Conmebol)

Globo e Conmebol entraram em discussão por causa das credenciais oferecidas para a cobertura das finais da Libertadores e Copa Sul-Americana. A entidade surpreendeu a emissora e não liberou o envio de muitos profissionais para os jogos decisivos. A decisão gerou reclamação.

Por questões contratuais, a confederação autorizou o envio de 60 profissionais brasileiros para o Uruguai, 30 do SBT e 30 da Disney, atuais detentores dos direitos de transmissão da Libertadores. Uma lista com repórteres, produtores, comentaristas, narradores e executivos.

A Globo não fechou a programação do final de semana visando a cobertura do jogo único do torneio, entre Flamengo x Palmeiras, mas determinou uma grade completa com informações sobre os dois times no SporTV.

A Globo quer mais

A TV carioca sabia que o mesmo número de profissionais não seria possível, mas se mostrou chocada quando descobriu que o permitido era muito menor. Por isso a reclamação foi feita diretamente para os representantes da entidade.

A emissora brasileira falou formalmente com a Conmebol, que não deu bola para a queixa. As informações são do Notícias da TV.

A mesma negativa foi vista para a final da Copa Sul-Americana, entre Athletico-PR e Red Bull Bragantino, no próximo sábado (20). Para a direção da RPC TV, a transmissão exclusiva da Conmebol TV facilitaria a cobertura. Não foi o caso.

No final do mês passado, a Globo informou que entrou em um acordo com a Conmebol e colocou fim ao imbróglio judicial por causa do rompimento do contrato pela Libertadores em 2020.

A ação movimentou as equipes jurídicas das duas empresas ao longo de mais de um ano, até que a Globo deu o braço a torcer.

Em nota conjunta, as partes “decidiram encerrar a arbitragem em curso na Suíça por conta da rescisão do contrato de direitos da Copa Libertadores de 2019 a 2022. O entendimento reforça o respeito que sempre pautou a parceria de longa data entre as instituições”.

Confira:

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›