Globo toma atitude com advogado que tentou cancelar exibição de entrevista

Glob
Marcos Uchôa explicou decisão da Globo sobre pedido do advogado (Imagem: Reprodução/ Globo)

O Fantástico surpreendeu o seu público neste domingo (12) ao revelar que um entrevistado tentou cancelar a sua participação em reportagem. No entanto, a Globo optou por não acatar a decisão da pessoa e exibiu o momento.

Tudo aconteceu em uma reportagem do dominical sobre a resistência ao uso de máscaras durante a pandemia de coronavírus. O repórter Marcos Uchôa revelou que um de seus entrevistados, o advogado Carlos de Paula Júnior, pediu para a sua gravação não ir ao ar.

O homem foi chamado para a reportagem porque conseguiu na Justiça o direito de não usar máscaras em Santos (SP). Isso aconteceu mesmo com um decreto, válido desde o início de maio, que tornou obrigatório o uso de máscaras na cidade litorânea. A multa por descumprimento da medida é de R$ 100.

“Antes de ser entrevistado, o advogado Carlos de Paula Júnior foi informado do tema da reportagem, mas horas depois ele entrou em contato com a TV Globo e disse que não queria mais que a entrevista dele fosse exibida. Mas o Fantástico decidiu mostrar essa conversa de acordo com os princípios editoriais do Grupo Globo”, disse o repórter da Globo.

Uchôa completou: “Os princípios dizem que, concedida uma entrevista exclusiva, uma fonte pode pedir alterações, acréscimos, supressões, mas o jornalista julgará se este pedido se justifica. Haverá vezes em que o jornalista não concordará com a mudança, como ocorre neste caso, sendo necessário registrar que a mudança foi solicitada, mas não foi aceita”.

Na entrevista, o advogado esclarece: “Nós temos garantias legais, nós temos liberdades individuais. Não há lógica de você suprimir direitos, impedir o trabalho, fazer as pessoas andarem sem a sua identidade à mostra. Não é razoável punir uma pessoa, obrigar a pessoa, tirar direitos da pessoa sobre uma coisa que é placebo”.

“Já se sabe, não é opinião, que você pode estar passando a doença sem estar com sintomas”, rebateu o jornalista. “Nem a OMS sabe. Uma cientista da OMS disse que quem não tem sintoma não transmite e depois ela mudou o discurso”, reagiu o entrevistado.

CONTINUE LENDO →

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.