A Sony Music Entertainment anunciou na tarde da última quinta-feira (1º) a compra da gravadora Som Livre, do Grupo Globo, por R$ 1,4 bilhão, cerca de US$ 255 milhões. O acordo só vai ser concretizado com a aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
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A Sony Music informou o preço da compra para a SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos), a agência federal norte-americana responsável pela regulamentação e controle de mercado.
Com contratos com artistas como Marília Mendonça, Wesley Safadão, Lexa, Jorge & Mateus, Felipe Ret e Israel & Rodolffo, a Som Livre foi criada em 1969 para a produção de trilhas sonoras de produções da Globo.
De lá para cá, colocou nomes importantes no mercado: Rita Lee, Djavan e Novos Baianos. Ao longo das últimas décadas, se tornou a terceira maior gravadora do país, atrás de Sony e Universal e à frente da Warner.
Em comunicado, a Sony Music afirma que não pretende acabar com a marca brasileira: “A [gravadora] se tornará um centro criativo independente dentro da Sony Music que continuará a contratar, desenvolver e promover seu próprio elenco de talentos, e fornecer uma ampla gama de serviços à comunidade musical brasileira”.
Marcelo Soares, CEO da marca, não deve deixar a empresa. “O suporte da Globo foi fundamental para o crescimento [da gravadora], sobretudo pela última década quando construímos o negócio ao que ele é hoje. Olhando para o futuro e enxergando todas as oportunidades pela frente, é muito empolgante saber que teremos a Sony Music conosco”, aposta o executivo.
A nova dona da gravadora promete “acesso global de recursos e parcerias” para os artistas brasileiros: “Ao se juntar à Sony Music Entertainment, o consagrado elenco de artistas e autores da Som Livre terá acesso à rede global de recursos e parcerias da SME oferecendo maior alcance mundial para a comunidade criativa brasileira. Sony Music também investirá no contínuo crescimento da Som Livre, criando oportunidades expandidas para artistas brasileiros”.
Confira o comunicado na íntegra:
“Sony Music Entertainment (SME) anunciou hoje ter assinado acordo definitivo com a Globo Comunicação e Participações S.A. para aquisição da empresa independente de música Som Livre.
Casa de muitos dos artistas mais populares do Brasil incluindo Marília Mendonça, Jorge & Mateus, Wesley Safadão, Lexa, e estrelas em ascensão como Israel e Rodolffo, Dudu MC, Filipe Ret e Grupo Menos é Mais, a Som Livre se tornará um centro criativo independente dentro da Sony Music, que continuará a contratar, desenvolver e promover seu próprio elenco de talentos, e fornecer uma ampla gama de serviços à comunidade musical brasileira. Marcelo Soares continuará como CEO da Som Livre.
Som Livre é uma tradicional desenvolvedora de repertório em diversos gêneros relevantes no Brasil como Sertanejo, Pagode, Funk, Forró e MPB, com operações adicionais em edição musical, música ao vivo e distribuição. Som Livre é produtora de diversos festivais no Brasil, incluindo o Festeja, maior festival de música sertaneja no país, e opera também a Fluve, uma plataforma de distribuição digital de música com foco em artistas e selos independentes brasileiros.
Trazer a Som Livre para a família de companhias Sony desenvolve o longo relacionamento entre Som Livre e The Orchard, empresa de distribuição digital da Sony Music, e incrementa o robusto suporte da Sony a artistas e selos no Brasil e por todo o cenário musical da América Latina.
Ao se juntar à SME, o consagrado elenco de artistas e autores da Som Livre terá acesso à rede global de recursos e parcerias da SME oferecendo maior alcance mundial para a comunidade criativa brasileira. Sony Music também investirá no contínuo crescimento da Som Livre, criando oportunidades expandidas para artistas brasileiros.
Rob Stringer, Chairman, da Sony Music Group diz: ‘Estamos encantados em investir na Som Livre e ampliar nossa relação com essa empresa tão especial. O Brasil é um dos mercados musicais mais dinâmicos e competitivos em crescimento no mundo e nós traremos enormes oportunidades para os talentos através da nossa visão compartilhada’.
Marcelo Soares, CEO da Som Livre: ‘Som Livre teve um excepcional período de 50 anos como uma empresa da Globo. O suporte da Globo foi fundamental para o crescimento da Som Livre, sobretudo pela última década quando construímos o negócio ao que ele é hoje. Olhando para o futuro e enxergando todas as oportunidades pela frente, é muito empolgante saber que teremos a Sony Music conosco. Estamos, mais uma vez, no lugar certo para garantir as melhores possibilidades de desenvolvimento de carreira para nossos artistas e funcionários. Sou muito grato por tudo que conquistamos com a Globo, e estou ansioso por começar essa nova fase com a Sony’.
Afo Verde, Chairman & CEO, Sony Music Latin Iberia diz: ‘Som Livre é a casa de alguns dos talentos mais criativos do Brasil, e tem histórico de uma década de importante desenvolvimento de música local. Ambos acreditamos em estratégias com foco nos artistas e juntos vamos oferecer uma abordagem inovadora para o mercado brasileiro e toda a região latino-americana’.
Brad Navin, CEO, The Orchard, conta: ‘The Orchard tem trabalhado com a Som Livre por muitos anos, apresentando seus artistas seminais para fãs de música em todo o mundo. Estamos empolgados em continuar e expandir essa parceria enquanto fortalecemos o compromisso da empresa em investir no vibrante mercado brasileiro de música’.
Jorge Nóbrega, CEO da Globo, diz: ‘Estamos muito felizes em ter encontrado na Sony uma nova casa para a Som Livre, um negócio que foi construído dentro da Globo e que sempre foi muito querido por todos nós. A Som Livre produziu e lançou músicas com a Globo por mais de meio século, foi um importante capítulo na história da Globo. Nós queríamos assegurar que esse acordo preservasse tudo que a Som Livre representa para os brasileiros. Desde o início das conversas percebemos um alto nível de profissionalismo, interesse e respeito vindos da Sony Music, que fizeram dela a combinação perfeita para a Som Livre. Desejo à Som Livre e à Sony muitos mais anos de sucesso'”.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].