A GloboNews chamou a atenção do seu público, nesta sexta-feira (13), ao exibir ao vivo imagens do momento da morte de um jornalista da agência Reuters. Após a situação, o canal pago tomou uma decisão.
VEJA ESSA
O veículo do grupo Globo, segundo a Comunicação, recebeu um pedido da Reuters para que o vídeo fosse editado quando o assunto do falecimento de Issam Abdallah fosse novamente abordado na programação.
“Quando a imagem foi ao ar pela primeira vez, ela estava sendo transmitida ao vivo direto do conflito para todos os clientes da Reuters, inclusive a GloboNews“, declarou a nota.
O canal, que tem feito forte cobertura sobre conflitos entre Israel e o grupo Hama também salientou: “Depois que o jornalista foi atingido, a Reuters solicitou que a imagem fosse editada nas reexibições e foi o que a Globo fez”.
Já a agência internacional, que confirmou o falecimento, emitiu uma nota em que pediu que as imagens do bombardeio não fossem mais utilizadas.
“Ficamos profundamente tristes ao saber que o nosso cinegrafista Issam Abdallah foi morto. Estamos buscando urgentemente mais informações, trabalhando com as autoridades da região e apoiando a família e os colegas de Issam”, disse.
Como a GloboNews transmitiu o momento da morte ao vivo?
Daniela Lima e Ricardo Abreu estavam ao vivo, no Conexão GloboNews, quando o canal pago transmitia o vídeo na íntegra.
É possível ver um primeiro momento com uma explosão, em seguida, os gritos começam. Uma mulher pede socorro e ressalta que consegue sentir suas pernas.
Daniela Lima até chegou a alertar os assinantes da GloboNews sobre o motivo de manterem as imagens fortes.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]