Globoplay estuda sumiço de capítulo de Roda de Fogo; perda de mídia física é cogitada

Globoplay
Tarcísio Meira (Renato) e Bruna Lombardi (Lúcia) em Roda de Fogo; capítulo desaparecido de novela do Globoplay pode estar associada à perda de mídia física (Imagem: Divulgação / Globo)

A comunidade noveleira está em polvorosa! Ontem (26), o Globoplay disponibilizou 178 dos 179 capítulos de Roda de Fogo. Faltou o de número 90, originalmente exibido em 6 de dezembro de 1986. Consultada, a Comunicação da plataforma relatou que “não foi possível recuperar” tal episódio. A nota destaca ainda que “o conteúdo em questão não compromete o andamento da trama”.

A coluna Curto-Circuito apurou que, internamente, o streaming ainda não chegou à uma conclusão sobre o sumiço do 90° capítulo de Roda de Fogo. A hipótese mais provável é que a mídia física tenha se perdido nestes quase 35 anos que separam a exibição original do mapeamento para o streaming. Por “perda”, podemos entender desde o sumiço, de fato, do arquivo até problemas quanto à restauração das fitas.

Problemas do tipo são comuns. O mesmo aconteceu com O Bem-Amado (1973), que o Globoplay resgatou em janeiro. Sem dispor do capítulo 95, o serviço realizou adaptações no 94 e no 96, buscando manter a continuidade. A versão de Dancin’ Days (1978) que o Canal Viva apresentou em 2014 foi toda remontada a partir da edição internacional, sem prejuízos significativos quanto a narrativa; a original apresentava problemas de som e imagem.

Recentemente, o público de Tititi (2010) foi surpreendido por uma cena de qualidade questionável, do capítulo 26, “encaixada” em meio às outras, devido, provavelmente, a algum deslize técnico.

Enquanto o Globoplay busca uma resposta para o caso, a Curto-Circuito celebra a disponibilização de Roda de Fogo. Trata-se não só de uma novela bem-sucedida, por qualidades pertinentes ao texto, à produção e ao elenco. É também um registro histórico, conforme destacado pelo coautor Marcílio Moraes em entrevista à coluna, sobre o Brasil em tempos de redemocratização, ainda assombrado pelo regime militar e já assolado por figurões de toda linha e os “crimes do colarinho branco”.

Spoiler

O capítulo perdido de Roda de Fogo traz Felipe D’Ávila (Paulo Castelli) coagido por Mário Liberato (Cecil Thiré), Paulo Costa (Hugo Carvana) e Werner Benson (Carlos Kroeber) a participar de um plano contra Renato Villar (Tarcísio Meira). Felipe resiste à pressão, ameaçando delatar os três. Acaba silenciado diante da promessa dos três de entregarem parte do dinheiro que Renato espera. Enquanto isso, já em crise de consciência por conta da doença terminal que o acometeu, Villar articula para que o filho Pedro (Felipe Camargo) assuma seu posto no grupo empresarial.

Duh Secco e Daniel RibeiroDuh Secco e Daniel Ribeiro
A coluna Curto-Circuito é assinada por Duh Secco e Daniel Ribeiro, editor-assistente e repórter especial do RD1, respectivamente, e reúne, de terça a sábado, logo cedinho, o que é e vai virar notícia nas próximas horas envolvendo os movimentados bastidores da TV.
Veja mais ›