Globoplay expande domínios e espalha séries originais mundo afora

Globoplay
Thainá Duarte (Clara), Taís Araújo (Verônica), Débora Falabella (Natalie) e Leandra Leal (Luiza) em Aruanas, série do Globoplay (Imagem: Fábio Rocha / Globo)

Mesmo em um ano com produções atrasadas ou adiadas por conta da pandemia da Covid-19, a Globo tem conseguido exportar os seus produtos para o mercado internacional. A emissora carioca tem contado, inclusive, com o apoio dos trabalhos feitos especialmente para o Globoplay, como é o caso de Aruanas, que vai estrear neste mês na Bélgica.

A série, que narra a história de Verônica (Taís Araújo), Natalie (Débora Falabella), Luiza (Leandra Leal) e Clara (Thainá Duarte) estará disponível na VRT NU, plataforma FVOD do grupo belgo VRT. Trata-se é mais uma produção originalmente criada para o streaming – que foi exibida na TV aberta após lançamento para assinantes – desembarcando em país europeu neste ano.

Onde Está Meu Coração e Assédio, além de Sob Pressão, ganharam recentemente dublagens em francês e são destaques na 6ª edição do Series Mania Rendez-Vous, iniciativa digital que apresenta grandes conteúdos com foco em tal mercado.

Os franceses também podem acompanhar o sucesso Verdades Secretas, que ganhou versão super série de 50 episódios para Free TV/Pay TV e série de 12 episódios, com foco em plataformas digitais. A segunda temporada da trama de Walcyr Carrasco, a propósito, já está confirmada para 2021 – inaugurando um novo modelo de originais Globoplay, com duração de 50 capítulos.

Fora da Europa, a minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora estreou na última quarta-feira (7) na América Latina e Estados Unidos. Ela passou a ser exibida na Atreseries, canal do grupo espanhol Atresmedia dirigido aos mercados latino-americano e hispânico nos EUA. A trama de Ricardo Linhares, inspirada no livro de Edney Silvestre, chegou a ser indicada ao Emmy Internacional em 2019.

Ação e reação

Ontem (8), o Globoplay disponibilizou um novo episódio de O Caso Evandro, intitulado Consequências. O foco agora está na repercussão da série, com novas informações sobre a investigação e depoimentos dos citados. Entre estes, Roberto Requião (MDB), ex-governador do Paraná. Após mentir no Twitter sobre uma eventual participação na série, supostamente cortada pelo streaming, Requião imputou os erros do caso, pasmem, à Globo.

Não tenho interesse em dar entrevista alguma num troço ligado à Globo“, afirma o político. Diretor de Jornalismo da emissora, Ali Kamel rebateu em nota: “Culpar a imprensa, e a Globo em particular, tornou-se recurso daqueles que não têm explicação para seus erros“.

Saúde em foco

Com o avanço da vacinação e a queda, momentânea, de mortes por Covid-19, as equipes dos programas da Globo começam a diminuir o destaque dado à cobertura da pandemia. O É de Casa, por exemplo, que vinha restringindo quadros sobre saúde ao coronavírus, vai retomar a exibição da série Quanto Mais Cedo, Maior. Drauzio Varella responde pelo projeto, que volta ao vídeo neste sábado (10).

O projeto é uma parceria da Fundação Bernard Van Leer, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Itaú Social e Porticus América Latina. A Pródigo Films responde pela produção.

Investimento certeiro

Parceiro há tempos do Domingão do Faustão e do Caldeirão do Huck, o varejista Magalu busca novos caminhos junto ao comercial da Globo após o fim da primeira atração e a reformulação da segunda. Caso do clipe que reuniu Anitta e a influencer Magalu, transmitido apenas pela Globo Rio. O encontro, aliás, rendeu 1 milhão de visualizações no Twitter em apenas uma hora.

A peça publicitária celebrou a abertura de 50 lojas físicas da empresa no Rio de Janeiro neste 2021.

Por onde anda?

Gloria Vanique abriu mão da bem-sucedida parceria com Rodrigo Bocardi no Bom Dia São Paulo e deixou a Globo rumo à CNN Brasil em busca de espaço. Passou poucos meses no CNN 360°, de onde saiu pela falta de química, no vídeo, com Daniela Lima. Agora vai narrar documentário para uma “faixa especial”, às segundas-feiras, 22h30.

Por mais festejada que tal conquista seja em comunicados oficiais, é evidente que Gloria não encontrou o que foi buscar. Também podemos concluir que ela está muito mais escondida agora do que no BDSP…

Pipoca

Atenção para os clássicos da próxima semana na Sessão da Tarde e na Tela de Sucessos. A vesperal da Globo exibe Karatê Kid – A Hora da Verdade (1984) na quinta-feira (15). Já a faixa do SBT prossegue com o festival protagonizado por Renato “Didi” Aragão, Dedé Santana, Mussum e Zacarias e traz O Casamento dos Trapalhões (1988), com participação de Gugu Liberato, na sexta-feira (16).

MAIS LIDAS

Duh Secco e Luiz Fábio Almeida
A coluna Curto-Circuito é assinada por Duh Secco e Luiz Fábio Almeida, editores-assistentes do RD1 e reúne, de terça a sábado, logo cedinho, o que é e vai virar notícia nas próximas horas envolvendo os movimentados bastidores da TV.
Veja mais ›