Globoplay investe em ação para preservar conteúdos originais da Globo

Globoplay

Rafael Cardoso (Rodrigo) e Fernanda Vasconcellos (Ana) em A Vida da Gente; Globoplay lança projeto para preservar características originais das novelas da Globo (Imagem: Matheus Cabral / Globo)

O Globoplay tornou pública nesta quarta-feira (15) a criação, em meados do ano passado, do Projeto Originalidade. O objetivo é “oferecer para o assinante conteúdos de acervo exatamente como foram exibidos na TV aberta, além de melhorar a resolução em relação ao material que já estava disponível na plataforma anteriormente”.

O streaming está revistando todo o material disponível no acervo da Globo, incluindo produções já oferecidas pela plataforma, buscando resgatar “todos os elementos que fizeram parte da exibição original”. Com isso, obras que estavam disponíveis sem aberturas, vinhetas de intervalo e encerramentos serão “republicadas” com tais conteúdos – boa parte das novelas exibidas entre 2011 e 2015, por exemplo.

Outra investida neste sentido foi a substituição das tramas produzidas em HD que estavam na plataforma com qualidade baixa de imagem. Casos de Tempos Modernos (2010), Passione (2010), Tititi (2010), O Astro (2011), Fina Estampa (2011) e A Vida da Gente (2011), além de séries e minisséries como A Cura (2010) e O Brado Retumbante (2012).

Já conteúdos em SD serão “regenerados”, mas mantidos no formato 4×3, sem esticamento da tela. É o que acontece, por exemplo, com as tramas O Bem-Amado (1973), Roda de Fogo (1986), Felicidade (1991) e Kubanacan (2003), que contam com barras pretas ao lado da imagem justamente por causa do aspecto original, comum nas décadas em questão.

Em outubro, o Projeto Originalidade vai resgatar temporadas de A Grande Família (2001) e Tapas e Beijos (2011), as séries Louco Por Elas (2012) e Doce de Mãe (2014) e o infantil Acampamento de Férias 2 (2011). É bem provável que os folhetins disponíveis apenas na versão Vale a Pena Ver de Novo, como O Rei do Gado (1996) e Por Amor (1997), sejam substituídos em breve pela edição original.

Duh Secco
Escrito por

Duh Secco

Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.