Golpistas criam lives fakes para enganar fãs e roubar dinheiro

Lives
Live de Marília Mendonça foi uma das que foram alvo das ações dos bandidos (Imagem: Reprodução / Youtube)

A onda das lives definitivamente caiu no gosto do público durante este período de isolamento social, realizado devido a pandemia do novo coronavírus. Porém, muita gente está sendo vítima de criminosos, que criam versões clandestinas das transmissões dos artistas para roubar o dinheiro das doações.

As lives fakes começaram desde a primeira apresentação de Gustavo Lima, no dia 28 de março. As transmissões falsas são canais do próprio Youtube que chegam a reproduzir ao vivo o sinal da live oficial.

Primeiramente, essas páginas apenas retransmitiam o sinal, mas depois eles passaram a divulgar falsos sinais para que inúmeras pessoas fizessem doações, onde o valor cairia diretamente na conta do fraudador.

Os artistas e o próprio YouTube chegaram a ser procurados e foi informado que, entre os dias 17 e 19 de abril, as lives piratas começaram a desaparecer. Alguns famoso revelaram que as fakes chegaram a ter pico de mais de 1,5 milhão de visualizações simultâneas.

O presidente da Universal, Paulo Lima, uma das gravadoras de artistas que tiveram lives de sucesso neste período de quarentena, dentre eles, Bruno e Marrone, afirmou que nos últimos dias não foi mais encontrada nenhuma live pirata.

“Nós trabalhamos com o YouTube para derrubá-las. O YouTube implementou um sistema automático para derrubar todas essas retransmissões ilegais. Esperamos que isso logo acabe”, relatou o executivo ao G1.

Umas das artistas que chegaram a demostrar sua insatisfação com a situação foi Marília Mendonça. Em entrevista ao G1, ela chegou a desabafar sobre a ação dos golpistas: “Quer saber, acho muita sacanagem”.

Outro famoso que se manifestou sobre o assunto foi Gustavo Lima. O sertanejo informou através de sua assessoria que sua primeira live não teve doações de fãs. Ele ainda garantiu que “reforçou ao público que a transmissão seria pelo canal oficial do Youtube, para alertar que as pessoas não caíssem nesses golpes”.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.