Governo explica atitude com Faustão após apresentador ficar sete dias na fila de transplante

Faustão
Faustão conseguiu ser transplantado após sete dias na fila do SUS (Imagem: Reprodução / Band)

O Ministério da Saúde decidiu se manifestar a respeito do transplante de coração de Faustão, sete dias depois dele ter entrado na fila do SUS. Neste domingo (27), alguns internautas acusaram o órgão de ter dado prioridade para o apresentador.

Em nota, a pasta do governo Lula ressaltou que o comunicador teve prioridade para transplante devido à gravidade de seu caso. O Ministério também salientou que, entre os dias 19 e 26 de agosto, 11 pessoas passaram por transplantes de coração no país.

A respeito do caso de Faustão, a pasta comentou: “Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados”.

A Saúde também destacou que o apresentador se adequava nos quesitos de prioridade, entre os casos de São Paulo, para ser transplantado “em razão de seu estado muito grave”.

O órgão do governo federal ainda falou que a lista de espera para transplantes é a mesma tanto na rede pública quanto na privada.

Reagindo aos boatos de prioridade, a Saúde declarou que a ordem de preferência obedece a critérios técnicos, que envolvem a tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão.

“Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica”, completou.

Faustão conseguiu ser transplantado

Conforme informou o RD1, o comunicador, que está internado desde 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, fez cirurgia para receber o novo coração neste domingo.

O famoso foi colocado na lista de prioridades pelo fato de que estava em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Luiz Fábio AlmeidaLuiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]