O Governo Lula anunciou uma nova decisão em torno da regulamentação aplicável à TV 3.0, assunto que já vem sendo discutido há meses. Nesta terça-feira (11), o Ministério das Comunicações (MCom) instituiu o Grupo de Trabalho responsável por propor a ideia.
VEJA ESSA
Ficou definido que o secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Wellisch, vai presidir o grupo, que terá ainda representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); do Ministério da Fazenda; e de entidades representativas do setor de radiodifusão.
Este é mais um novo passo para a preparação à chegada da TV 3.0 ao Brasil, que está prevista para 2025. Até 31 de dezembro de 2024, o grupo anunciará uma proposta de regulamentação.
Em nota, divulgada pelo Ministério das Comunicações, Wellish ressaltou que a ideia é colocar um novo padrão de televisão digital para revolucionar a forma como o brasileiro acessa conteúdos.
“A tecnologia e o sistema da TV 3.0 serão totalmente inovadores e permitirão que o usuário não só interaja com a programação, mas conte com a maior qualidade possível de imagem e som”, anunciou.
O secretário reforçou que o objetivo não é apenas da melhoria na qualidade de som e imagem, que pode chegar a 8K, mas também de promover uma revolução no modelo de negócios do setor, possibilitando o comércio online por meio do conteúdo transmitido.
As novidades em torno da TV 3.0 anunciada pelo Governo Lula
O decreto envolvendo a evolução da TV Digital no Brasil reforça algumas características importantes para a implementação da TV 3.
Entre elas estão a qualidade audiovisual superior à geração anterior de TV Digital, recepção que pode ser fixa ou móvel, integração entre conteúdo transmitido pelo serviço de radiodifusão e pela internet e interface de usuário baseada em aplicativos.
Além disso, a ideia é por uma segmentação de conteúdo de acordo com localização geográfica dos telespectadores e novas formas de acessar conteúdos culturais, educativos, artísticos e informativos.
Falando no governo Lula, a Record está de olho em uma entrevista com o presidente, depois do encontro que o político teve com o SBT.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]