A Record exibirá nesta terça-feira (26) uma produção bíblica própria dentro do Cine Record Especial. No entanto, antes mesmo de ir ao ar, A História de Daniel foi alvo de uma decisão do Ministério da Justiça envolvendo a sua classificação indicativa.
O longa-metragem, que é uma adaptação da novela O Rico e Lázaro (2017), possui uma classificação para maiores de 14 anos. A Record havia solicitado à pasta do Governo Lula que a trama pudesse ser indicada para maiores de 12 anos.
O MJ, porém, negou o pedido em função dos conteúdos incluindo drogas lícitas e violência. Ficou determinada a exibição para a partir das 21h na TV aberta.
A História de Daniel gira em torno do homem que teve a coragem de sustentar sua fé, em meio à Babilônia e foi honrado por Deus, segundo a sinopse. O protagonista e três amigos começam a trabalhar no palácio do rei Nabucodonosor, em cativeiro na Babilônia.
Daniel, então, decide não se contaminar com os costumes babilônicos e consegue manter sua fé e fidelidade a Deus.
Novela do SBT também é alvo
Nas últimas semanas, o SBT também acabou sendo alvo da pasta do Governo Lula. Abismo da Paixão teve a classificação indicativa atribuída para “não recomendado para menores de 14 anos”, por conter violência, drogas lícitas e conteúdo sexual.
O MJ fez questão de ressaltar que a trama tem “eixo de violência agravado por conteúdo inadequado com criança ou adolescente, o que majora a indicação etária”.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]