Governo quer saber como atores da Globo decoram textos de novelas

Globo
Governo quer saber como atores da Globo decoram textos de novelas (Imagem: Divulgação / Globo)

Após a Receita Federal montar uma operação para devassar os contratos de, pelo menos, 30 globais, agora ela decidiu avançar com atitude inusitada contra a Globo.

De acordo com a coluna Radar, da revista Veja, o Governo Bolsonaro fez uma nova notificação contra os atores do alto escalão da emissora para que eles descrevam “detalhadamente como é feita a prestação de serviços de ator, desde o momento do convite para a realização de determinado trabalho, recebimentos de texto, memorizações de falas, ensaios, etc”.

A Receita teria dado um prazo de 20 dias para a entrega do documento por parte dos representantes dos famosos, segundo afirma a publicação.

O leão também lista uma série de notas fiscais de serviços prestados à emissora em 2016 e manda o artista detalhar os serviços prestados e “fazer a devida correlação destes com a cláusula contratual que previa o pagamento”, além de “relacionar todas as obras audiovisuais e projetos artísticos dos quais tenha participado no âmbito do contrato” com o canal carioca.

Inicialmente, vale destacar, a Receita exigiu da Globo a cópia dos contratos e notas fiscais de serviços prestados pelos atores. Em seguida, o Fisco do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) passou a notificar os globais a prestarem esclarecimentos sobre a opção pelo contrato de pessoa jurídica, em vez do vínculo CLT.

A blitz do Fisco fez soar o alerta para uma possível perseguição política contra os artistas, como o advogado tributarista Leonardo Antonelli, que trabalha com vários famosos, garantiu.

“Para destruir a Globo vale tudo. O governo desconsidera sua política pública de pejotização e, ao mesmo tempo, atinge a cultura com uma cobrança tributária superior àquilo que os artistas ganharam”, afirmou o advogado para a revista, na ocasião.

Na época da divulgação da devassa, a Veja disse que as autuações são realizadas em um momento conturbado das relações do governo com a imprensa. Atualmente, cabe lembrar, a empresa é tratada como “inimiga” pelo presidente.

CONTINUE LENDO →

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.

ALERTAS GRATUITOS