A Justiça de São Paulo condenou uma das principais estrelas da programação diária da Record. Apresentador do Cidade Alerta, Luiz Bacci perdeu uma ação movida pelo delegado José Carlos de Souza por injúria e difamação.
VEJA ESSA
O comunicador recebeu uma pena de cinco meses e 12 dias de detenção, em regime aberto, mas a decisão inicial foi substituída pelo pagamento de 20 salários mínimos, cerca de R$ 20,9 mil em valores da época, segundo o UOL.
A motivação de toda a briga judicial teve início em abril de 2020, quando a polícia investigava o desaparecimento de uma criança de um ano e onze meses em Itapira, no interior de SP. A mãe era a principal suspeita pela morte da criança.
De acordo com a ação, Luiz Bacci afirmou que a polícia já tinha encontrado o corpo da criança e acusou o delegado de guardar a informação com a ideia de dar uma entrevista coletiva “sob holofotes”. O famoso ainda chamou a autoridade de “delegadozinho”, em tom pejorativo.
Nathany de Souza, advogada representante do delegado, apontou que o contratado da Record insinuou a milhares de espectadores que o delegado estava escondendo o corpo da criança, citou que a bronca de Bacci ocorreu dia 20 de abril, mas a mãe confessou onde estava o corpo da filha onze dias depois.
Justiça concorda com defesa de delegado e condena estrela da Record
O apresentador foi julgado à revelia por ter se ausentado na audiência no dia marcado, sob alegação de compromissos profissionais, mas apresentou uma petição no processo, onde expôs que guiou seus comentários pelo deve de informar o telespectador.
O juiz José Fernando Steinberg entendeu na sentença que ficou evidente que o trabalho de investigação da equipe do delegado foi bem conduzida e que as críticas passaram dos limites do bom senso e do jornalismo.
Para o magistrado, Luiz Bacci ofendeu a reputação e dignidade do delegado. O apresentador ainda pode recorrer da decisão.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].