O isolamento social, medida de prevenção adotada contra a pandemia do novo coronavírus no Brasil, causou, de maneira natural, o aumento na audiência das emissoras de televisão. Isto vem acontecendo de forma distribuída. Os canais Globo, por exemplo, apresentaram crescimento no último mês.
VEJA ESSA
De acordo com a coluna de Flávio Ricco, do UOL, a emissora viu o seu desempenho crescer 19%. Apesar de atingir a todos os públicos, o aumento foi impulsionado pelas crianças na faixa dos 04 e 11 anos, no horário vespertino.
O Globoplay também viu o seu acesso diário crescer em 20% neste período. Entre os títulos mais assistidos, está a transmissão ao vivo da programação da estação. Já a GloboNews, que tem feito uma grande cobertura sobre o covid-19, figurou no topo do ranking da TV paga todos os dias.
Com o sucesso do BBB 2020, o Multishow que divide a transmissão do reality show com a Globo ficou logo atrás, em segundo lugar na lista dos mais vistos. SporTV e Viva também estão bem ranqueados.
As últimas amostras referentes à audiência na Grande São Paulo apontam que as pessoas estão ligando as TVs cada vez mais cedo. O novo hábito tem sido atribuído ao interesse do público sobre as notícias da pandemia. Com isso, os aparelhos passaram a ser ligados em torno de 25 minutos antes do habitual.
Para se ter uma ideia, no último dia 17, o número dobrou 102% em comparação à semana anterior, enquanto o fluxo de pessoas para ver TV no começo do horário nobre cresceu 120%. Com empresas e escolas fechadas, o horário para desligar a TV à noite está, em média, 40 minutos mais tarde.