Desde que anunciada pela Record, a escolha de “Essas Mulheres” para substituir “Bicho do Mato” em sua faixa de reprises vespertinas vem dividindo opiniões. Celebrada por alguns, a trama de Rosane Lima e Marcílio Moraes tem seu apelo popular questionado por outra ala de seguidores da emissora.
Vamos, porém, aos fatos: embora enaltecida pela crítica especializada por sua inegável qualidade técnica e artística, “Essas Mulheres” realmente não foi um sucesso de público em sua exibição original, em 2005. A obra teve média geral de 9 pontos, ante 13 da antecessora, “A Escrava Isaura”, e incríveis 17 da sucessora, “Prova de Amor”.
O desempenho mais crônico, porém, deu-se na tentativa da Record de reprisar o folhetim em sua faixa vespertina, em 2007. Com médias na faixa dos 2 pontos – quando a meta era 8 -, a reapresentação de “Essas Mulheres” acabou tirada abruptamente no ar após apenas quatro semanas de exibição, com direito a comunicado oficial reconhecendo o fracasso da história e dando justificativas para tal medida.
“A decisão foi tomada em virtude do comportamento dos índices de audiência que a reprise estava registrando. Os índices estavam comprometendo as estratégias de audiência da emissora. A atitude da direção da Record não é inédita no segmento de televisão e considerou decisões adotadas por outras grandes emissoras que, em situação semelhante, tiveram o mesmo procedimento. Esperamos a compreensão dos telespectadores de ‘Essas Mulheres’“, apontou a emissora na nota oficial distribuída no dia 2 de novembro de 2007.
Estaria a Record arriscando-se a um terceiro fracasso com esta nova reapresentação de “Essas Mulheres”? Só o tempo dirá.
Saiba Mais:
Globo grava filme e série sobre Hebe Camargo em estúdio de Gugu
Em volta à Globo, Isabela Garcia bate papo com Roberto Marinho
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.