A Justiça de São Paulo condenou o grupo de animação infantil Carreta Furacão a pagar indenização de pouco mais de R$ 70 mil aos familiares do humorista Orival Pessini (1944-2016), criador do personagem Fofão, do Balão Mágico.
VEJA ESSA
Na ação judicial, o grupo foi acusado de usurpar a criação de Pessini ao explorar comercialmente um personagem chamado Fonfon, em referência ao Fofão.
Em razão do sucesso na internet, o Carreta Furacão virou alvo documentário no streaming e até contratado pelo McDonald’s para uma campanha publicitária.
A ação em questão foi aberta pela Agência Artística, que representa os interesse de Pedro Vasen Pessini, filho do ator, de acordo com as informações do UOL.
Em nota, a agência descartou a visão de que Fonfon é uma paródia, mas sim uma cópia malfeita, tosca e horrorosa de Fofão.
Justiça condena Carreta Furacão em ação de herdeiro de sucesso do Balão Mágico
O juiz Thomaz Carvalhaes Ferreira entendeu que o grupo não pode continuar a usar a figuras sem autorização dos detentores dos direitos autorais. Além disso, todos os conteúdos com Fonfon devem ser removidos da internet.
Além do pagamento de R$ 70 mil por danos morais, a Carreta Furacão recebeu uma condenação por danos materiais, valor ainda em fase de cálculo com base nos lucros obtidos com o personagem desde 2016, quando Fonfon foi lançado.
O grupo pode recorrer da decisão. Orival Pessini morreu em 2016, aos 72 anos, e criou além de Fofão, que fez sucesso na Globo, Patropi e Sócrates.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].