O Sr Severino, de 60 anos, morador de São Paulo, teve a sua morte anunciada em duas reportagens na Globo na última terça-feira (21), e em ambas as matérias um detalhe chamou a atenção: a causa do falecimento do idoso era uma no Jornal Hoje, mas mudou inesperadamente para os telespectadores do Jornal da Globo.
VEJA ESSA
No telejornal comandado por Maju Coutinho, a morte de Severino entrou como ilustração para a situação alarmante daqueles que buscam os hospitais em estado grave com uma doença que não é a Covid-19, e que não encontram leitos nas UTIs por causa da pandemia da nova doença.
Ao vivo, a repórter Sabina Simonato informou aos telespectadores que a vítima teve um AVC e estava há dias no Hospital Municipal de Campo Limpo, esperando por um lugar adequado na UTI.
No início da madrugada, Renata Lo Prete chamou a repórter Patrícia Falcoski, que anunciou uma versão diferente do ocorrido. Usando como exemplo a morte do veterano, a reportagem afirmou que pessoas com o novo coronavírus, como Severino, morreram enquanto buscavam leitos nos hospitais.
Ao jornalista Maurício Stycer, do UOL, a Globo desconversou sobre a falta de comunicação entre as duas edições dos telejornais e disse que, no JG, houve uma “imprecisão” nas informações. “Alexandre, filho do senhor Severino, informou que o exame para covid-19 foi feito logo que o pai foi internado por causa do AVC. Essa declaração inclusive foi ao ar nos jornais locais. No Jornal da Globo houve uma imprecisão. A matéria informava que o senhor Severino tinha a doença, quando o correto seria dizer que ele estava com suspeita de covid-19”, declarou.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.