Ícaro Silva rasga o verbo contra Aguinaldo Silva: “Ignorância racista”

Ícaro Silva
Ícaro Silva detonou Aguinaldo Silva em polêmica (Imagem: Divulgação – Globo / Montagem – RD1)

Depois de Jessica Ellen e Rafael Zulu, Ícaro Silva detonou Aguinaldo Silva ao comentar a fala do autor de novelas sobre Beyoncé ter usado um colar avaliado em R$ 160 milhões para uma campanha da joalheria Tiffany.

Em textão no Instagram, o ator desabafou sobre a declaração do veterano, que questionou a importância dada ao fato da cantora ser a primeira mulher negra a usar a joia, usando, para isso, uma fictícia personagem negra e pobre, Joelly.

Ícaro Silva, então, posou com a mãe, a ex-faxineira Jô, e declarou que Aguinaldo “não sabe nada de Joelly, Aguinaldo. Não sabe nada de Jô, nem de Beyoncé”, disparou.

O artista ainda destacou que os papéis reservados aos negros nas tramas do novelista são “medíocres” e que o olha do autor é “viciado sobre a sociedade brasileira, expresso em novelas ainda hoje tão embranquecidas, não contempla nossa história, tampouco nosso tamanho”.

“Beyoncé é Joelly, é Jô, Taís, Pathy, Sheron, Cris, Jéssica, Sofia, Lellê, Iza, Uriass, Drika, Tassia, Linn, Liniker, Alcione, Eliana Pittman, Carol de Niterói e Elza. Beyoncé sou eu”, disparou o famoso, citando personalidades pretas.

Ele completou: “Algo que você não consegue identificar e que nunca soube representar. A Elite Preta que o racismo te impede de sequer reconhecer e que torna obsoleta qualquer representação falha proveniente da ignorância racista”.

A cantora norte-americana, cabe ressaltar, foi a quarta pessoa na história a usar a joia, além de ser a primeira mulher negra a fazê-lo.

Em texto, Aguinaldo Silva afirmou: “‘Beyoncé se torna a quarta pessoa da história e a primeira mulher negra a usar o Diamante Tiffany’: pois é, mas para mim, justiça social só quando qualquer mulher, independente da raça, idade, religião ou fama puder usá-lo”.

O autor de Império ainda completou: “Isso acontecerá algum dia? O que vocês acham? Joelly tem 37 anos, é negra, diarista, mãe de três filhos e nenhum pai para ajudar a criá-los. Fico aqui a imaginar o que lhe passa pela cabeça quando ela lê notícias como essa sobre o colar milionário de Beyoncé. Gente, vamos cair um pouco na real, tá legal?”.

Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser através do email [email protected]
Veja mais ›