Indignada, família de Pedro Dom sugere boicote à série da Amazon

Pedro Dom
Família de Pedro Dom pede cancelamento de série da Amazon (Imagem: Reprodução / Montagem)

Todo o sucesso e recordes batidos após a estreia da série Dom, na Amazon Prime Video, não têm agradado à família de Pedro Machado Lomba Neto (1981-2005), conhecido como Pedro Dom, personagem principal da trama, interpretado por Gabriel Leone.

A irmã do criminoso, Erika Grandinetti, criticou a maneira como a história está sendo contada, em uma carta aberta publicada em seu Facebook. Segundo ela, Nídia Sarmento de Oliveira, a mãe do rapaz de classe média, que se viciou em cocaína e se tornou um dos bandidos mais perigosos do Rio de Janeiro, nunca autorizou as gravações da obra.

Me chamo Erika, sou irmã mais velha de Pedro Dom. Infelizmente, meu papel neste exato momento é muito duro, ter de expor publicamente nosso desespero, vida familiar, dores, e impotências. Minha mãe, separada de meu pai, desde sempre disse ‘não’ a esse projeto. Mas sua voz não foi ouvida. Sua história de vida com seu filho, a morte de seu filho se tornou um produto, pronto pra consumo“, iniciou.

A mulher ainda narrou sobre a convivência familiar com o pai, Victor Dantas, retratado na trama, por Flavio Tolezani, como um herói que luta pela redenção do filho. “Meu pai cuspia no chão de dentro de casa, era violento, quando brigava com a minha mãe ‘enquadrava’ ela como se estivesse falando com um estuprador! Este é o Victor Dantas. Toda intimidação e violência que meu irmão praticou foi aprendida com o pai. Esse pai herói nunca existiu. Meu irmão sempre sentiu dor, mas o pai ensinou que homens não choram“, disparou .

Em entrevista ao Notícias da TV, Erika chorou ao falar sobre o assédio sofrido pela mãe após a morte do herdeiro, em 2005, durante uma operação policial. Foi nessa mesma época que o pai do rapaz começou a insistir na comercialização da história, mas ouviu várias negativas. Mesmo assim, foi em busca da negociação com a produtora da série.

Em 2010, minha mãe ligou para a Conspiração Filmes e fez um escândalo, e eles pararam o projeto, depois eles retomam e não comunicaram. Ela não autorizou. Tem um processo rolando, mas nós já perdemos dois“, revelou.

Ela ainda destacou que a sua família está longe de ser como foi retratada pelo diretor Breno Silveira: “Na série é uma família margarina. A minha família era uma família disfuncional“.

Apesar de todo caos, em junho deste ano, a Prime Video confirmou que a trama vai ganhar uma segunda temporada, o que já era esperado diante dos bons resultados obtidos na plataforma. Além de ter conquistado os brasileiros, a história do bandido conquistou públicos de outros países.

Um levantamento interno indicou que Dom é a produção internacional original mais vista no mundo entre assinantes do serviço, com mais de 60% do público de outras nações. “O público em todo o Brasil e ao redor do mundo nos mostrou que ama Dom, então não poderíamos estar mais felizes em anunciar a segunda temporada e reforçar que boas histórias são universais”, disse Malu Miranda, chefe de Conteúdo Original Brasileiro para o Amazon Studios.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›