A discussão do dia em todo o país foram as denúncias feita pela Folha de S. Paulo, nesta quinta-feira (18), que apontou um suposto esquema patrocinado por empresários para disparar mensagens no WhatsApp difamando Fernando Haddad (PT). No entanto, o “Jornal Nacional”, da Globo, “ignorou” a denúncia e acabou causando polêmica na web.
No Twitter, o nome do principal telejornal da emissora carioca se tornou um dos principais assuntos e muitos falaram de uma suposta defesa a Jair Bolsonaro (PSL), acusado de espalhar fake news, com dinheiro de empresários.
O “JN” tratou o caso como uma ação de campanha de Haddad, sem se aprofundar na denúncia em si, e suas implicações nas Eleições 2018.
“O Jornal Nacional colocou a denúncia sobre o #Caixa2DoBolsonaro como uma ação da campanha do Haddad e não como uma investigação jornalística, não explicou a matéria da Folha, na prática buscou minimizar o caso, não surpreende já que a Globo foi cria da Ditadura Militar!”, escreveu um internauta.
“O Jornal Nacional não falou sobre o #Caixa2doBolsonaro e choca um total de 0 pessoas. Globo sendo Globo”, disse outro. “Eu ainda não acredito que o ‘Jornal Nacional’ vai se omitir…”, opinou um terceiro.
Confira a repercussão:
Eu ainda nao acredito que o Jornal Nacional vai se omitir… #Caixa2doBolsonaro pic.twitter.com/XeJA1Z9xW0
— PEDRAO (@Itspedrito) 18 de outubro de 2018
Se fosse o Bolsonaro que estivesse acusando o PT de caixa 2 por espalhar mentiras (lembrando que PT, caixa 2 e mentiras são sinônimos perfeitos) e querendo censurar o Zap por isso, o Jornal Nacional, a ONU e o Champinha estariam chorando dizendo que a ditadura voltou.
— Flavio Morgenstern (@flaviomorgen) 18 de outubro de 2018
Me prestei a assistir o Jornal Nacional hoje pq sei da preocupação deles com corrupção, dado que só falaram disso nos últimos 16 anos. Engraçado, já tá indo pra previsão do tempo e nada de mencionar o #caixa2doBolsonaro.
— Cris Rodrigues (@crisprodrigues) 19 de outubro de 2018
Dezembro de 1989: o Jornal Nacional influencia o resultado da eleição com uma edição manipulada a favor de Collor. Outubro de 2018: o JN cita apenas protocolarmente o maior escândalo da campanha: dinheiro privado _logo ilegal_ e não declarado para turbinar Bolsonaro no WhatsApp.
— Mário Magalhães (@mariomagalhaes_) 19 de outubro de 2018
O Jornal Nacional ignorou o #Caixa2doBolsonaro. Outros veículos de imprensa – mais sérios e independentes, não. pic.twitter.com/S2yPYRsFqL
— Ivan ? (@ivan) 19 de outubro de 2018
Pra quem perdeu o Jornal Nacional aqui vai o resumo:pic.twitter.com/TVGzIijzW3
— Brunão (@bslvra) 19 de outubro de 2018
Enquanto o Jornal Nacional ignora a principal notícia do dia… #JNhttps://t.co/k6mEFNE2eb
— Mark 1⃣3⃣ ? (@MarkosOliveira) 18 de outubro de 2018
O Jornal Nacional não falou sobre o #Caixa2doBolsonaro e choca um total de 0 pessoas
Globo sendo Globo pic.twitter.com/Ks8hmx1EJF— |Lucas| HADDAD 13 (@LucasCaiross) 19 de outubro de 2018
VENDO O CHORO DOS HADDADIOPATAS QUE ACHARAM QUE A MATÉRIA FAKE IRIA PASSAR NO O JORNAL NACIONAL pic.twitter.com/fGT1BNoDKU
— ꧁[̲̅B̲̅σ̲̅l̲̅ร̲̅σ̲̅и̲̅α̲̅я̲̅σ̲̅ ̲̅1̲̅7̲̅]??꧂ (@Marcooliinoo) 19 de outubro de 2018
Se fosse o lula o jornal Nacional tinha feito uma materia de 3 dias mas ja mostraram de que lado eles estao #Caixa2doBolsonaro pic.twitter.com/mt5Qk1lwii
— Jessica (@Jessica12600560) 19 de outubro de 2018
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]