Janaina Xavier retorna de licença maternidade e pede demissão da Globo

Janaina Xavier
Janaina Xavier retorna de licença maternidade e pede demissão da Globo (Imagem: Reprodução / Instagram)

Bastante conhecida por seu trabalho nos canais SporTV, a apresentadora Janaina Xavier contou nas redes sociais que está deixando a emissora. A profissional pediu demissão após retornar da licença maternidade do nascimento de Mavi, sua segunda filha.

publicidade

A profissional estava comandando o SporTV News, atração que vai ao ar na hora do almoço no canal esportivo. Marina Fontes, que estava como substituta até o retorno da colega, foi efetivada na apresentação do programa.

Em sua conta no Instagram, Janaina Xavier publicou uma imagem com todos os crachás que já teve no Grupo Globo. Em 1999 ela começou a trabalhar na RPC, emissora afiliada da Globo em Curitiba. Ela já passou por São Paulo, mas ficou mesmo no Rio de Janeiro.

publicidade

Veja Também

A jornalista foi uma das primeiras apresentadoras do canal de esportes. Ela também participou das coberturas de grandes eventos esportivos, como as Copas do Mundo de 2010, 2014 e 2018. Além disso, esteve cobrindo os Jogos Olímpicos de 2008, 2012 e 2016.

Janaina Xavier deixa claro que está aberta para o trabalho em outras emissoras

No seu texto de despedida na web, a jornalista afirmou que nunca trabalhou em outro lugar a não ser no Grupo Globo. Ela também ressaltou que está disposta a receber convites para trabalhar em outras emissoras. Em 2020, ela foi suspensa do trabalho por conta de uma foto.

Horas antes das eleições municipais daquele ano, Janaina Xavier publicou uma imagem com a deputada Joice Hasselmann, que estava como candidata. A suspensão durou 15 dias.

Confira o texto de despedida:

publicidade

“O ano era 1.999. Eu tinha 21 anos, recém formada, fui contratada pra ser repórter de esportes da TV Paranaense, afiliada da Globo em Curitiba. Um ano depois fui pro esporte da Globo em SP. Segui para uma passagem rápida no RJ, e então voltei pra primeira redação, em Curitiba. Em 2007 voltei pro RJ, pro SporTV. 15 anos depois escrevo esse texto, já com um sentimento de vazio, mas, especialmente, de extrema gratidão!”, começou escrevendo a jornalista.

“Nunca trabalhei em outra empresa. Foram ao todo 23 anos de Grupo Globo, a casa que me recebeu jovem, imatura, despreparada, acreditou no meu potencial, e me transformou na profissional que sou. Tenho orgulho da minha trajetória, e de cada degrau que subi (e desci) até chegar ao comando do SporTV News. Transmissões, jogos decisivos, Mundiais, finais marcantes, viagens inesquecíveis, Olimpíadas, Copas do Mundo, Planeta, News, e vocês, meus amigos queridos. Obrigada por fazerem parte disso! Alguns se tornaram família. Festejamos conquistas e choramos juntos. Sem vocês, em muitos momentos, eu não teria conseguido!”, acrescentou.

“Foi ao longo dessa caminhada que tive minhas filhas. Duda nasceu da relação com o Luiz, com quem, por 14 anos, compartilhei a vida e incontáveis transmissões de eventos esportivos. Mavi chegou há 6 meses, depois que uma grande amiga (que conheci dentro da empresa) me apresentou ao Gu, e mal sabia ela que estava me proporcionando o encontro com meu grande amor. Então veio nossa Maria Vitória, pra nos mostrar que nem tudo acontece como planejamos.
Vida profissional e pessoal se misturaram nas últimas mais de duas décadas. E não tinha como ser diferente, porque na verdade, sempre foi uma coisa só. E viveria tudo de novo!”, pontuou Janaina Xavier.

publicidade

“Com dor (literal) no coração, eu me despeço. Esse ciclo acabou, como entendemos as duas partes, após muitas conversas. Deixo minha casa, mas com a porta sempre entreaberta. Vou descobrir o que eu tenho pra viver aqui do outro lado. Estou pronta para novas oportunidades e ansiosa pra encarar essas páginas em branco e começar a escrever uma nova história. No Rio, em Curitiba, em SP, ou em qualquer outro lugar. Obrigada, Globo! Obrigada, SporTV! Foi uma linda jornada!”, concluiu.

publicidade

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Henrique Carlos
Apaixonado por televisão e cinema, desde 2009 trabalha com internet. Já passou por grandes veículos de comunicação e teve experiência no rádio. Atualmente estuda para continuar crescendo na área e pode ser acompanhado através do perfil @henriquethe2 no Twitter.
Veja mais ›