Nos dias de hoje, as redes sociais são uma grande plataforma para divulgar trabalhos artísticos. João Pimenta foi uma das atrações de um evento do TikTok e afirmou que foi vítima de racismo nos bastidores, fazendo a equipe da plataforma se pronunciar.
VEJA ESSA
No Twitter, o comediante afirmou que foi barrado de entrar no local, pouco antes de se apresentar:
“Sou uma das atrações principais. Vou fazer stand-up, esperando minha vez ao lado do palco… Vou ao banheiro, volto e sou barrado. Estou com a pulseira, sigo barrado. Várias pessoas passam, só eu barrado com a pulseira de ‘atração’”.
Depois, João afirmou que a postura seguiu por mais um tempo e, depois de muita reclamação, a situação se resolveu, embora de uma forma anormal:
“Disseram que era orientação… Volto andando 300 metros, chega minha hora e não tô lá. O pessoal do evento me procura pra pedir desculpas. Subo arrasado, faço um show incrível e no final dou meu recado: ‘Querem ser aliados dos pretos? Comecem pelo básico, nos tratar bem”.
O youtuber Yuri Marçal, que também estava por lá, trouxe sua participação no momento traumático: “Fui ajudar a resolver esse teu B.O. e também fui barrado, mesmo tendo acabado de me apresentar… Inacreditável”.
– Evento do tik tok
– Sou uma das atrações principais
– Vou fazer stand up
– Esperando minha vez ao lado do palco
– Vou ao banheiro
– Volto e sou barrado
– Estou com a pulseira
– Sigo barrado
– Várias pessoas passam
– Só eu barrado
– PULSEIRA DE ATRAÇÃO
– BARRADO +— João (@jaoseupimenta) September 1, 2022
– Disseram que era orientação
– Volto andando 300m
– Chega minha hora e não tô lá
– O pessoal do evento me procura pra pedir desculpas
– Subo arrasado
– Faço um show incrível
– No final dou meu recado
– Querem ser aliados dos pretos? Comecem pelo básico. Nos tratar bem.— João (@jaoseupimenta) September 1, 2022
fui ajudar a resolver esse teu b.o e tb fui barrado mesmo tendo ACABADO de me apresentar … Inacreditável!
— Jesus (@YuriMarcal) September 1, 2022
Administradores do TikTok Brasil respondem João Pimenta
Num pronunciamento oficial, a rede social demonstrou repúdio à situação vivida pelo humorista, integrante do Porta dos Fundos:
“Oi, João! O TikTok condena qualquer forma de discriminação ou assédio, incluindo com base em raça, cor, sexo, orientação sexual ou deficiência. O caso relatado no Humorama está sendo acompanhado com muita seriedade e preocupação, será averiguado e todos os fatos serão esclarecidos”.
Por fim, o TikTok prometeu que irá se esforçar para a situação com João Pimenta não acontecer novamente:
“Pedimos desculpas a você e ao Yuri e nos comprometemos a continuar empenhando todos os esforços para valorizar nossos criadores e garantir uma experiência segura e inclusiva para nossa comunidade em todas as circunstâncias e evitar que fatos como esses voltem a acontecer. Vamos manter o diálogo aberto para avaliarmos novas ações de equidade racial e diversidade”.
Oi, João! O TikTok condena qlqr forma de discriminação ou assédio, incluindo com base em raça, cor, sexo, orientação sexual ou deficiência. O caso relatado no humorama está sendo acompanhado com muita seriedade e preocupação, será averiguado e todos os fatos serão esclarecidos.
— TikTok Brasil (@TikTokBrasil) September 1, 2022
Pedimos desculpas a você e ao Yuri e nos comprometemos a continuar empenhando todos os esforços para valorizar nossos criadores e garantir uma experiência segura e inclusiva para nossa comunidade em todas as circunstâncias e evitar que fatos como esses voltem a acontecer.
— TikTok Brasil (@TikTokBrasil) September 1, 2022
Vamos manter o diálogo aberto para avaliarmos novas ações de equidade racial e diversidade!
— TikTok Brasil (@TikTokBrasil) September 1, 2022
Oficialmente redator desde 2017. Experiências como editor e social media. Já escrevi sobre famosos, TV, novelas, música, reality show, política e pauta LGBTQIA+. Vídeos complementares no YouTube, no canal Benzatheus.