Com o Instagram tomado pelas manifestações de apoio à campanha Vidas Negras Importam, João Vicente de Castro se uniu ao movimento e fez um desabafo sobre o assunto no seu perfil na rede social.
VEJA ESSA
“Eu peço desculpas. Não por ser branco e privilegiado. Mas por todas as vezes que fortaleci essa engrenagem que prime, que humilha e que mata. O racismo não é apenas um policial ajoelhado sobre o pescoço de um homem preto durante 10 minutos até matar. O racismo não é só a morte de João Pedro”, iniciou o ator, citando os mais recentes casos.
“O racismo é mais perverso que os exemplos extremos, são todas as piadas que já fiz, todas as vezes que eu não quis, sem nem mesmo perceber, abrir mão do meu conforto social do meu protagonismo e toda vez que eu não me esforcei ao máximo para combater o racismo. Me comprometo exercitar minha escuta, meu lugar de cala, ouvir mais falar menos lutar sempre“, continuou.
“Eu reconheço minha culpa pela omissão motivada pela falta de compreensão profunda do problema, pelo passado e me apresento para a lita comprometida contra o racismo do presente e do futuro, a elaboração de quem somos nós, brancos, os responsáveis por criar e perpetuar o racismo é o primeiro passo para combater o racismo estrutural”, concluiu o famoso.
Nos comentários, a publicação de João Vicente de Castro foi elogiada por seus seguidores. “Importantíssimo seu texto! Muito mesmo”, afirmou Rafael Zulu. “Lindo texto irmão!“, disse Bruno De Luca. “Que seu manifesto transforme-se numa ‘Tsunami’ de ações contra esse perverso racismo!! Obrigado“, escreveu um internauta.
Caroline Bittencourt é jornalista, pós-graduada em Comunicação e Design Digital. Atua como redatora e produtora de conteúdo para as redes sociais. Colabora com o RD1 desde 2018. É especialista das editorias de Famosos, Moda e Televisão. Ama viajar, seja chegando em um novo destino ou em frente à TV assistindo uma boa série.