João Ximenes Braga apoia fala de Lázaro Ramos e detona Silvio de Abreu

Lázaro Ramos

João Ximenes Braga desabafou sobre fala de Lázaro Ramos (Imagem: Divulgação / Globo)

João Ximenes Braga aproveitou uma fala polêmica de Lázaro Ramos sobre a sua saída da Globo – ele está com contrato com o Prime Vídeo – e lembrou do período em que Silvio de Abreu estava no comando da Dramaturgia da emissora carioca.

O ex-autor do canal ressaltou em seu Facebook que “o maior ator brasileiro de sua geração e, apesar de estar na idade perfeita para isso, só foi protagonista – protagonista de fato, primeiro nome nos créditos – de uma única novela em toda sua carreira na emissora”.

O novelista fez referência ao período em que o baiano foi o protagonista de Lado a Lado, trama que escreveu para a faixa das 18h.

Carreira essa que se passou, em boa parte do tempo, durante a gestão em questão. Aqueles do ‘te detesta porque você é politicamente correto’, do ‘faz dela a nega burra’, da incrível novela baiana sem personagens negros, que cancelou ‘Cidade dos Homens’ apesar do sucesso, e que gestou a novela passada no período da escravidão em que atores negros eram segregados“, desabafou ainda.

João Ximenes Braga também ressaltou: “Outro dia me disseram que uma professora da USP, em meio a uma aula sobre letramento racial para os autores e pesquisadores da Globo, disse que ‘Lado a Lado’ era uma ‘ilha de excelência’ e que não entendia porque a emissora nunca mais fez novela similar – no tocante à questão racial”.

“A resposta é tão simples. O que aconteceu depois de ‘Lado a Lado’? Ué, entrou a gestão em questão. E não será diferente em nova empresa. Certos animais não mudam suas pintas, ou listras, se preferirem”, completou ele, sem citar nomes.

João Ximenes Braga já havia detonado Abreu no ano passado. Na ocasião, em seu perfil, ele detonou as interferências constantes — de acordo com seu relato — do veterano em Babilônia, novela exibida em 2015 e que teve uma recepção mediana com o público.

Ele ainda dedurou Silvio de Abreu falando da novela Segundo Sol (2018) e de outra coisa que escutou: “Ninguém se importa de não ter preto na novela, as pessoas querem ver a Giovanna Antonelli“.

Fala de Lázaro Ramos sobre saída da Globo

Novo contrato do Prime Vídeo, o ator revelou que um dos motivos pela decisão que tomou foi a falta de representatividade e comentou uma possível dificuldade em participar de projetos no canal aberto.

“Troquei a Globo pela Amazon por estar um pouco cansado de pedir, como se eu fosse um pedinte, como se eu tivesse de implorar por uma coisa que é poderosa, que são os nossos profissionais, a nossa história”, declarou o famoso em coletiva de lançamento do filme Medida Provisória, segundo informações do UOL.

Lázaro Ramos ainda ressaltou: “Eu mudei justamente por isso. Acho que o que fazemos é muito válido. Pena que o mercado está atrasado, mas na hora que eles enxergam a gente, podemos nos juntar e fazer um ‘Medida Provisória’. Isso para mim é muito importante hoje em dia. Em tudo o que eu fizer, a capacidade e a qualidade dessa gente toda que tem no nosso país será vista”.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]