O Jornal Nacional, da Globo, nesta segunda-feira (19), desmentiu vídeos com trechos adulterados que apontavam Jair Bolsonaro (PL) à frente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas de intenção de voto. Gravações têm circulado no WhatsApp e chamam a atenção com a utilização das “deepfakes”.
VEJA ESSA
No telejornal, Renata Vasconcellos começou dizendo que as eleições deste ano está ocorrendo uma guerra com uma “arma nova”: a tecnologia que usa inteligência artificial para manipular imagens em movimento.
A âncora ressaltou que estão circulando vídeos com conteúdos do Jornal Nacional adulterados: “Compartilhado intensamente em redes sociais como o WhatsApp para desinformar os eleitores”.
Em seguida, a apresentadora ressaltou que alguns dos mais compartilhados mostram áudio e vídeo adulterados para apontar que o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), estaria à frente na pesquisa de intenção de voto do Ipec: “É falso. A pesquisa mostrou o oposto do vídeo adulterado”.
William Bonner, então, ressaltou que, desde 15 de agosto, as pesquisas do Ipec e do Datafolha apresentadas no telejornal da Globo mostraram Lula como o que tem percentual maior de intenção de voto.
William Bonner dá dura em Bolsonaro no Jornal Nacional
Por fim, o âncora do principal telejornal da Globo pontuou que a divulgação dos vídeos com deepfake coincidiram com declarações públicas do presidente da República sobre não aceitar o resultado das urnas.
“[Ele] afirma, sem nenhuma base nos fatos, que qualquer resultado das urnas que não seja a vitória dele em primeiro turno significará que algo errado terá ocorrido no TSE”, disparou Bonner, que completou dizendo que soltar suspeitas sobre a Justiça Eleitoral “é uma afronta à democracia brasileira e deve ser denunciada”.
Nestas eleições, a guerra travada na internet ganhou arma nova: o deepfake, instrumento de adulteração de sons e imagens que usa inteligência artificial. Um desses vídeos afirma que Bolsonaro estaria à frente na pesquisa de intenção de voto do Ipec, o que é falso. #JN pic.twitter.com/rBi3FroQKR
— Jornal Nacional (@jornalnacional) September 20, 2022
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]