Na lista dos programas de maior audiência da televisão brasileira, o Jornal Nacional se tornou alvo de críticas na web por causa de uma matéria exibida nesta semana.
VEJA ESSA
Acontece que fãs de Demi Lovato e alguns membros da comunidade LGBTQIA+ estão acusando o jornalístico da Globo de transfobia devido ao fato de não usarem pronomes neutros para se referir à artista.
A famosa, para quem não sabe, assumiu recentemente que se identifica como pessoa não-binária, ou seja, que não não se classifica exclusivamente em nenhum dos gêneros binários – masculino ou feminino.
Na reportagem responsável pela polêmica, Renata Vasconcelos surge anunciando – usando pronomes femininos – que Demi foi confirmada como uma das cantoras da próxima edição do festival Rock in Rio.
A atitude, inevitavelmente, reverberou nas redes. “O Jornal Nacional ter usado pronome feminino pra se referir a Demi é transfobia, sim. Existem outras formas de neutralizar uma frase sem designar gênero, mas eles não se importaram o suficiente com a identidade delu pra tentar”, disparou um usuário da web.
“Demi não tem um dia de paz! Globo, por que vocês não usam o pronome certo?”, questionou outro. “O JN errando os pronomes de Demi Lovato em pleno 2021. Transfobia corre solta, senhor”, disse mais uma pessoa.
Confira a repercussão:
o jornal nacional ter usado pronome feminino pra se referir a Demi é transfobia sim se não queriam usar pronome neutro existem outras formas de neutralizar uma frase sem designar gênero, mas eles não se importaram o suficiente com a identidade delu pra tentar
— detona ralph (@nandafermm) August 12, 2021
Jornal Nacional está sendo acusado de transfobia por ter chamado a Demi Lovato de “a cantora americana”.
O motivo? Demi Lovato declarou não se encaixar nem no sexo masculino nem no feminino.
Portanto, ela deveria ser referida com PRONOME NEUTRO.
2021 tá me cansando!
— Guto Zacarias – 12/09 #ForaBolsonaro (@GutoZacariasMBL) August 11, 2021
o jornal nacional “a americana demi lovato” KKKKKSKKKKK
a transfobia sem orrrrrr— esdras b | rumors 13/08 (@bartiereilish) August 10, 2021
Feio o @jornalnacional errando os pronomes de Demi Lovato em pleno 2021…
— Yasmine (@yas_snape) August 10, 2021
MEU DEUS! O JORNAL NACIONAL NÃO SE RENDEU A ADOLESCENTES DE 15 ANOS E UTILIZOU A NORMA PADRÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA, CHAMANDO DEMI LOVATO DE ELA E NÃO DE UM PRONOME NEUTRO, QUE NUNCA FOI OFICIAL.
CHEGA!!!!
— Mauricio Meirelles (@MauMeirelles) August 12, 2021
O auge da ignorância é o pessoal acusando o jornal nacional de transfobia pq não usou o pronome neutro quando foi falar da Demi. Gente é um jornal, eles tem que falar de acordo com a norma padrão da língua portuguesa ?
— duarda (@womanlovatic) August 11, 2021
CARA EU TO CHORANDOOOO AAHHHHH VENCEMOS NO JORNAL NACIONAL Demi Lovato me possua em 2022 ??? pic.twitter.com/XCx8Jc57Wa
— ??????? (@Lukespricho) August 11, 2021
Álvaro Penerotti sempre foi bastante engajado a tudo que envolve o mundo da TV e Famosos. Com intensa vivência na área de jornalismo e mídias sociais, já trabalhou em rádio e também em importantes veículos de comunicação na web. Pode ser encontrado nas redes sociais por meio do @AlvaroPenerotti.